Dupla Grafia

Apesar de ser um acordo entre os países que falam português, essa reforma ainda permitirá a dupla grafia de palavras que são pronunciadas com entonação diferente em diferentes países.

No Brasil, por exemplo, fenômeno se escreve com acento circunflexo, enquanto em Portugal se usa o acento agudo (fenómeno), e além de escrita de forma diferente é também pronunciada de forma diferente. Em casos como esses, serão aceitas ambas as grafias.

196 Comentários

  1. Douglas  •  15/10/2008 @16:35

    Aqui o acento serve para diferenciar a pronúncia. E em pera e pêra não servem pra nada?
    Qual é o objetivo da acentuação pra vocês? Enfeitar as palavras?

  2. Monyke  •  19/10/2008 @23:27

    Ridicula essa nova ortografia!

  3. Kaio Augusto  •  21/10/2008 @9:50

    nao acho bem assim nao, logido que isso atrai “guerra” da oposição, mais c todos veem por outro lado, nao é ruim assim não, pois o brasil é idependente, veja bem o ingles, uma palavra e varios significados, mais ou menos o português BRASIL e nao português PORTUGAL. Sou totalmente de acondor com essas mudansas.

  4. Letícia Maieski  •  12/01/2009 @16:03

    Essa nova ortografia é absurda!!

  5. SILVANA  •  13/01/2009 @22:39

    RIDICULO ABSUDO ESSA NOVA ORTOGRAFIA, TOTALMENTE DESNECESSÁRIA.

    A PALAVRA COCÔ NAO TEM MAIS ACENTO ENTAO VAI FICAR COCO, NAO DÁ NÉ

  6. Rocha Jr  •  14/01/2009 @18:30

    Ei Silvana, pelo que eu li o circunflexo só vai sair das palavras que termina com hiato, então eu acho que a escrita do nosso “COCÔ” não vai mudar… mais caso isso ocorra poderemos escrever das formas mais populares: “bosta, tolete, fezes… no final tudo é a mesma “MERDA” mesmo!!!

    hehehehe

  7. mayara cristina  •  15/01/2009 @12:12

    até todos se adaptarem a essas mudanças………vai demora hein

  8. DANIELA  •  15/01/2009 @15:30

    um vaai demorar!pra nos adaptarmos

  9. Clovis  •  15/01/2009 @15:50

    Caro Douglas.

    Há uma enorme diferença entre a questão de “pera” e “pêra”, onde o acento é meramente diferencial - são palavras paroxítonas - e “fenômeno” e “fenómeno”, onde a questão estão está em que TODA PALAVRA PROPAROXÍTONA deve ser acentuada. A diferença, no caso, é que, em Portugal a pronúncia é ABERTA, daí o acento agudo, enquanto que no Brasil é fechada, daí o acento circunflexo… Não é uma questão de “acento diferencial”, mas de regra gramatical que existe na LÍNGUA PORTUGUESA…
    Não sei se ajudei.

  10. joão paulo  •  16/01/2009 @10:55

    com tantos questionamentos, eu acho é que se devia retirar a língua de circulação
    vamos falando um ingleisinho aí, é mais fácil mesmo. é só to, you, boy…..descupem se não agradei

  11. Rebeca  •  16/01/2009 @19:45

    O nosso país têm vários problemas socias, creio que deveriamos fazer mudanças para melhorar a vida da população, e não ficar perdendo tempo com esse tipo de reforma, o que nos resta a fazer é esperar a proxima ”reforma ortografica”

  12. Prizi  •  19/01/2009 @15:28

    O objetivo desta unificação é maior e louvável: tornar a lingua portuguesa mais forte. Por que será que o inglês e o espanhol têm tanta força mundial? O português tem potencial para chegar lá e essa unificação dá um belo empurrão para isso.

  13. Natalia  •  19/01/2009 @22:24

    Gente… Se deem por satisfeitos em falar português, já que a língua é, do mundo, a que mais aproxima a fala da escrita!

  14. Rafael Gmeiner  •  20/01/2009 @10:02

    Diferenças a parte…vejamos bem. Foi dito,pelo Clovis, que o acento existe em “fenômeno” e “fenómeno”, por que TODA PALAVRA PROPAROXÍTONA deve ser acentuada e, ainda que, a diferença, no caso, é que, em Portugal a pronúncia é ABERTA, daí o acento agudo, enquanto que no Brasil é fechada, daí o acento circunflexo. Ok… Mas pq temos que mudar tba forma de falar??

  15. Rafael Gmeiner  •  20/01/2009 @10:09

    Pq se há grafia igualada, o, e e outros mais, abertos ou fechados serão modificados na fala também. Concordo que será muito demorado para que as pessoas se acostumem sim, como qq outra coisa que é feita nesta vida, desde a mais simples. Se você passa trinta anos escrevendo, falando e fazendo coisas a um modo, logo para modificar e habituar-se leva muito tempo sim.
    Já disse antes. Seria muito mais coeso ensinar ao povo brasileiro a estudar. Inserção de cultura do estudo é a melhor coisa a ser fazer.

  16. flavia  •  20/01/2009 @14:34

    eu amei essa mudança

  17. flavia  •  20/01/2009 @14:35

    unificação ficou perfeto

  18. Rosangela  •  21/01/2009 @20:48

    Bnoite!
    como fica para escrever reanálise - re-análise ou reanálise.

  19. Fausto  •  22/01/2009 @11:08

    No nosso Brasil, nossos representantes aprovam cada lei que dá até vontade de chorar. Deveriam fazer coisas para o bem estar da população tão sofrida.
    Tudo isso é uma besteira.

  20. Lihh Victor  •  23/01/2009 @13:22

    Rosangela, a palavra reanálise vai continuar reanálise.
    Só se acrescenta o hífen nos casos em que o primeiro elemento finaliza com a mesma vogal que começa o segundo elemento.
    Ex: como o próprio site exemplificou microondas = micro-ondas; e por aí vai.
    Como esse que você sitou não é caso, logo não há mudança.

  21. Lihh Victor  •  23/01/2009 @13:23

    Ops; me perdoem. É CITOU e não SITOU. Foi sem querer

  22. Fernando Pessoa  •  26/01/2009 @0:52

    Toda mudança gera polêmica, porém, é necessaria.Resta saber se esta regra vai prevalecer ou será mais uma regra em vão.

  23. Daniel  •  26/01/2009 @8:31

    vai ser dificil para aprender de novo. Para minha irma vai pra segunda serie pra ele vai ser facil para escrever as palavras sem acentos e para mim que estou na setima serie para escrever as palavras sem acentos vai ser dificil

  24. Kayru  •  26/01/2009 @12:13

    SILVANA, está faltando um pouco mais de estudo ortográfico. Antes de citar exemplo, é necessário verificar a palavra. Você deu um exemplo: COCO. Vamos ao fato. Temos palavras chamadas parônimas na língua portuguesa, senão veja:
    COCO [Ó] = bactéria de forma esférica;
    COCO [ô] = fruto do coqueiro - ou - forma de dança de roda cantada em coro.
    COCÓ [Ó] = coque de cabelo
    COCÔ [ô} = fezes, excremento
    Agora, se eu escrever: gosto de batida de coco, e alguém ler “cocô” …. então.. kkk - Abraços.

  25. Zédavila  •  28/01/2009 @13:47

    O brasileiro, se acostuma, muito facilmente, com rítimos e músicas novas, até quando ouve pela primeira vez; quando vê um maluco na rua com uma roupa, sapato, cabelo, pircing ou uma tatuagem diferente, trata rápidamente de copiar ou adaptar algo parecido, incrementando, tentando melhorar ou superar o que viu, mesmo que esquisito - adora o inusitado
    Mas infelizmente reclama por um ajuste que tenta igualar a escrita e até facilitar o entendimento para os estrangeiros, valorizando assim nossa linguagem.
    As pessoas que já passaram dos 50 anos e estudam desde criança, já passaram por várias reformas e, aqueles que tiveram interesse, nunca reclamaram, adaptando-se ao que realmente pode ter valor. Enquanto outros por aí, que nem sabem se o próprio nome tem acento ou não, estão se metendo a estudar inglês ou outra língua.
    Estudem, leiam jornais, revistas, livros, mesmo que encontrem a palavra SAHIDA!
    É melhor que ficar aprimorando esta ortografia idiota dos chats da vida.
    ISTO (ACIMA) SÓ SERVE PARA AQUELES QUE AQUI SE OFENDERAM!!!

  26. Joalho  •  02/02/2009 @14:38

    Oi, meu nome é Joalho.

  27. Bianca Iunes  •  03/02/2009 @13:11

    antes ja era dificil, e agora com essa merda de nova ortografica ta pior ainda.
    :@
    vai toma no piii.
    Portugues oscaralho.

  28. Cristine  •  03/02/2009 @14:08

    Daqui a pouco não vamos ter mais diferenças ….

  29. Fabiana  •  04/02/2009 @9:06

    naum sei pra que enfeitar desse jeito era bem melhor como estava antes agora ficou mais complicado meuuuuuuu….. besteira…

  30. Estrecrosvinilda ;)  •  07/02/2009 @12:09

    Muita besteira esse negocio de nova ortografia!!é não er mais o que fazer,ao invés de fazer uma lei para melhorar a vida em nosso país,eles fazem uma lei para complicar a nossa vida!!¬¬’

    Ridiculo

  31. Aline  •  08/02/2009 @21:07

    Tanta gente passando fome no mundo e agora essa de mudar a ortografia?!!
    É pra acabar!!! Imaginem quanto dinheiro está sendo desperdiçado para que essa mudança ocorra? quantos livros serão destruídos e perderão suas funções nas bibliotecas? sim, porque livros desatualizados ortograficamente ninguém mais vai querer consultar! Durma com isso!!!

  32. Song  •  09/02/2009 @15:19

    Ficamos em escolas, cursinhos e etc…demoramos anos pra aprender e agora temos que ”desaprender” e aprender tudo de novo.
    Totalmente ridiculo

  33. brian  •  09/02/2009 @20:59

    peôôôôôôôôôôôôô

  34. Fernanda  •  10/02/2009 @13:15

    ahhh para mim se acostumar com essa nova gramática, vai ser muito dificil…..vou continuar escrevendo como antes, eu já estou no terceiro ano do ensino médio e quero só ver, imagina se no vestibular cair “acentue as palavras corretamente”, como vou fazer e agora? nova gramática ou a antiga????? e a hístória dos hífens??? e quando eu for fazer a redação, corrigirem de acordo com a nova gramática vou me prejudicar por isso???, por favor respondam….!!! /)

  35. Fernanda  •  10/02/2009 @13:19

    isso só p complicar!!!! realmente Daniel concordo com vc para meus irmãos não fará diferença mas para nós fará completa!

  36. Maxylene  •  10/02/2009 @15:06

    Eu acho que por um lado vai complicar mais ,porque a gente já tinha aprendido do outro jeito.
    Mais pelo outro lado a gente vai deixar um pouquinho de se preocupar se o acento tá serto ou tá errado etc.

  37. ia  •  12/02/2009 @21:27

    eu acho ótimo!
    pois vai fortificar a nossa lingua
    e unificar, nós só mudaremos um poucos
    já em Portugal a coisa é bem diferente
    vai ser para o nosso bem todos unidos é melhor
    ou de uma forma rude é melhor todos em um só quadrado!

  38. Rocha Jr  •  13/02/2009 @13:07

    A intenção não é unificar a nossa língua e sim a escrita entre os paises de língua portuguesa, facilitando a compreenção principalmente de textos oficiais que circulam entre os governos destes paises.

  39. Jessy Caio  •  13/02/2009 @15:55

    Isso é muito interessante.

  40. maks  •  15/02/2009 @9:27

    a nova ortografia é uma porcaria
    e para bestas

  41. maks  •  15/02/2009 @9:49

    quem e besta gosta dessa porcaria que e uma droga nacional

  42. Marcella  •  16/02/2009 @19:24

    Aeew vcs ficam pagando de grande e de gostosos tentandu ensinar os outros a falar vaai todo mundo pra PQP na moraal essa nova ortografia e uma meerda eu heem agora nos jovens teemos que aprender as drogas da palavra tudo de novo que sacco eeu heem isso é bessteira e se alguem fala merda cmg _|_² foode

  43. Eu  •  17/02/2009 @15:53

    Não dá nem pra comentar tamanha idiotice, e veja bem, sou professora de Portugues e acho tudo isso irreal.

  44. leandro....  •  18/02/2009 @15:03

    Diferenças a parte…vejamos bem. Foi dito,pelo Clovis, que o acento existe em “fenômeno” e “fenómeno”, por que TODA PALAVRA PROPAROXÍTONA deve ser acentuada e, ainda que, a diferença, no caso, é que, em Portugal a pronúncia é ABERTA, daí o acento agudo, enquanto que no Brasil é fechada, daí o acento circunflexo. Ok… Mas pq temos que mudar tba forma de falar??

  45. Du  •  18/02/2009 @16:18

    ortográfica, não fonética .-.

  46. Rafael Gmeiner  •  18/02/2009 @20:54

    Galera, a questão aqui é o seguinte: tudo isto é para facilitar o brasileiro de estudar. POxa, penso aqui comigo, meu filho mais velho tem sete anos, ele vai sofrer para alterar o que aprendeu ate agora e o que vai parender ate 2012 ou depois. Os professores ainda não estão ensinando a nova ortografia. Eu jah tenho 30 anos e sou jornalista, mais facil me adpatr do que ele.
    O lance não é valorizar. Se precisa mudar (para facilitar a comunicação entres paises que falam a mesma lingua) me desculpe mas vejo isto como DESVALORIZAÇAO da lingua.
    Como disse anteriormente, a forma como falaos nosso português tem a ver com a nossa cultura…asim como o portuguÊs de portugal temn a ver com a cultura deles e assim por diante. Não venha com papo de que isto não tem nada a ver por q, se não fosse, desde a colonização falariamos como os portugueses, OU NÃO?!!?
    Todos nós sabemos que no Brasil a bagunça é geral…então pq ensinar o portugues, que já difícil se podemos criar algo que facilite…Ou ninguem aqui sabe que esta história de NOVA ORTOGRAFIA surgiu aqui no Brasil. Será que ninguem sabe que Portugal foi contra?? E sabe pq??? PELA DESVALORIZAÇÃO DA LÍNGUA E DA CULTURA. Sabe pq Portugal aceitou?!?! A MERDA DA PALAVRA “RETALIAÇÃO”, que poderia trazer prejuizos e tals.
    Gente, acordem.
    Sou brasileiro, mas não vou dizer que amo o país…hj como está, na verdade tenho muito ódio pq estes governantes acabam com o país.

  47. cavalo  •  23/02/2009 @22:38

    o pior é que nem o Presidente do Brasil sabe escrever…
    há alguns dias, rebatendo as críticas do mensalão ele escreveu:
    “No PT não existem dezonestos”

    PT significa Partido dos Trabalhadores, do qual ele faz parte, e não Portugal, pelo amor de Deus!!!

  48. Olivia  •  26/02/2009 @15:57

    Gente eu gostei das mudanças MAS quero saber se português ainda tem acento ou não.
    Me ajudem gente

  49. bom  •  02/03/2009 @12:15

    oi gatei muito da nova ortografia ja estou aprendendo

  50. Maria das Dores  •  09/03/2009 @16:56

    Não achei necessária essas mudanças, acho que vai prejudicar muitos de nós! sei que essas mudanças só foram feitas pensando no nosso bem, mas sinceramente NÃO GOSTEI !

  51. Zezo  •  09/03/2009 @17:01

    Eu achei necessário (mas não sei se necessário é com acento ou sem) , para unificar a língua portuguesa, mas nossas mudanças ,na minha opnião, serão as mais afetadas, pois aqui no Brasil teremos mais regras em comparação a Portugal. beijos a Maria das Dores!

  52. Zezo  •  09/03/2009 @17:04

    Mas minha gente, eu não entendi ainda, carro tem acento ou não??????????????????????????????????????????
    beijos para Maria das Dores e Zezo.

    ME AJUDEM!!!!!!!!!

  53. Iasminn  •  10/03/2009 @20:35

    nein sei por que essa coisa de nova ortografia
    mais é da hora mudah um pokko
    só sei q tenhu q termina meu trabalho sobre isso ,….

  54. Iasminn  •  10/03/2009 @20:38

    cavalo eli é meio burro
    e bom tamen ja to aprendendpo
    to parecendo primeira serie maix ta okk

  55. john  •  11/03/2009 @9:13

    eu achei uma coisa bem interessante da mudança ortográfica,mas o que impressionou foi na escola,o professor de português já esta pegando pesado com os aluno,e as provas nem se fala nos testes.
    vai demorar! para nos adaptarmos com essa mudança.

  56. Lucas Eller  •  13/03/2009 @20:19

    Li e achei interessante os vários comentários sobre a grafia finalmente padronizada da língua portuguesa. Bem, para iniciar, eu gostaria de trazer um ponto de vista bastante importante, e que não se discutiu muito entre os tantos comentários que vi em diversos websites sobre o assunto. A língua portuguesa, de acordo com um artigo que li na Wikipédia, era “the only Western language which was not standardized” (a unica lingua de ramo europeu nao padronizada). Brevemente, gostaria de pedir desculpas por nao poder usar acentos neste texto, pois meu teclado aqui em Nova York nao me ajuda a escrever em portugues ;-(
    Bem, voltando ao assunto, desde 1911 houve divergencias entre a lingua, por quaisquer motivos, politicos, creio eu, e a lingua praticamente “se dividiu” em duas, uma com base em Lisboa e outra com base no Rio de Janeiro. O que foi uma grande pena! porque a lingua portuguesa e’ uma das mais bonitas e ricas entre todas, que se originou na Peninsula Iberica ha’ quase mil anos, espalhando-se entre os varios continentes nos ultimos 6 ou 7 seculos. Para mim, descendente de comerciantes portugueses que se imigraram para o Brasil ha’ mais de 3 seculos e tenho verdadeira paixao pela lingua portuguesa, e’ muito gratificante ver, finalmente, depois de um arduo trabalho de 18 anos, a lingua como uma so’, sem divergencias, quaisquer que tenham sido os motivos. Viva a lingua unificada!!!

  57. Lucas Eller  •  13/03/2009 @20:28

    Aqui o acento serve para diferenciar a pronúncia. E em pera e pêra não servem pra nada?
    Qual é o objetivo da acentuação pra vocês? Enfeitar as palavras?

    Respondendo ao Douglas: o acento entre pera e pêra e’ um acento diferencial, que nao serve para diferenciar a pronuncia, e sim a diferença de significado entre as duas palavras. Outros bons exemplos sao: para (preposicao) e pára (verbo parar), por (preposicao) e pôr (verbo).
    Estes acentos nos ajudam saber qual o significado das palavras envolvidas. Porem, como em qualquer lingua das 5 que falo, descobri que o contexto ajuda mais do que acento diferencial ;-)

    Novamente, gostaria de pedir desculpas por escrever sem acentos nas palavras, meu teclado aqui em Nova York nao me ajuda muito escrever em portugues… rsrsrsrs…

  58. Lucas Eller  •  13/03/2009 @20:34

    Interessante seu ponto de vista, Kayo Augusto. O Brasil esta’ despontando como uma grande nacao no cenario internacional em termos de economia, e aqui em Nova York diz-se que o Brasil vai em breve estar entre as 5 maiores economias do mundo, a menos que aconteca algo muito errado, fora dos padroes normais na economia mundial. Era triste ate’ recentemente ver a nossa lingua tao dividida. O trabalho de 18 anos dos linguistas envolvidos no projeto esta’ de parabens! Tao pouco mudou em termos de escrita, e tao bonita foi a unificacao da grafia da lingua portuguesa ;-)

    Em resposta a Kayo Augusto, que escreveu: nao acho bem assim nao, logido que isso atrai “guerra” da oposição, mais c todos veem por outro lado, nao é ruim assim não, pois o brasil é idependente, veja bem o ingles, uma palavra e varios significados, mais ou menos o português BRASIL e nao português PORTUGAL. Sou totalmente de acondor com essas mudansas.

    Novamente, gostaria de pedir desculpas por escrever sem acentos nas palavras, meu teclado aqui em Nova York nao me ajuda muito escrever em portugues… rsrsrsrs…

  59. Lucas Eller  •  13/03/2009 @20:42

    Oh, Monyke, diga-me um exemplo que voce ache ridiculo na grafia unificada da lingua portuguesa ;-(
    E’ bastante bonito o fato de que agora temos uma so’ lingua, unificada e de valor universal, o que nao era fato ate’ recentemente. Grande pena que isso aconteceu na nossa lingua ate’ recentemente, por quase um seculo. E’ uma marca bastante negativa que nos, os amantes da lingua, nao devemos deixar acontecer em geracoes futuras. Bem, com o uso da internet e com mais e mais pessoas tendo acesso a leitura e ao aprendizado, isso nao devera’ mais acontecer.
    Pense bem: nao houve tantas mudancas assim… foi apenas um pequeno ajuste, e sinceramente, eu acho muito divertido escrever na nova grafia. It’s pretty cool ;-)

    Novamente, gostaria de pedir desculpas por escrever sem acentos nas palavras, meu teclado aqui em Nova York nao me ajuda muito escrever em portugues… rsrsrsrs…

  60. Grazy  •  14/03/2009 @1:29

    Eu tbm não gostei, tbm ja estou no 3° ano do Ensino médio, e vai ser mt difícil acostumar.
    Mas já que não há outro jeito temos que nos adaptar, não adianta nada ficarmos reclamando, pois de nada vai adiantar,agora é só nós nos acostumarmos.
    E respondendo a pergunta do Zezo,( necessário ) ainda tem acento, é ditongo terminado em “oi” mas não é ditongo aberto.

  61. Grazy Werneck  •  14/03/2009 @1:33

    Mas que é estranho é, imagina só, ideia sem acento micro-ondas com hifen.
    O que eles arrumam pra gente hein!!
    aiaiai
    Mas temos q nos acostumar….[:d]

  62. Lucas Eller  •  14/03/2009 @15:26

    Resposta a Letícia Maieski, que postou: Essa nova ortografia é absurda!!

    O que voce acha tao absurdo nesta nova grafia? A gente como falantes nativos fica feliz em ver umas das maiores linguas do planeta padronizada ;-)
    A lingua portuguesa e’ falada por aproximadamente 230 milhoes de pessoas. Antes do acordo ortografico, parecia duas linguas, agora e’ uma lingua unificada.
    Cheers to that ;-)

    Novamente, gostaria de pedir desculpas por escrever sem acentos nas palavras, meu teclado aqui em Nova York nao me ajuda muito escrever em portugues… rsrsrsrs…

  63. Lucas Eller  •  14/03/2009 @15:44

    Resposta a Prizi, que escreveu:
    O objetivo desta unificação é maior e louvável: tornar a lingua portuguesa mais forte. Por que será que o inglês e o espanhol têm tanta força mundial? O português tem potencial para chegar lá e essa unificação dá um belo empurrão para isso.

    Boa, Prizi, e’ este o espirito da coisa ;-)

  64. Lucas Eller  •  14/03/2009 @15:48

    Resposta a Silvana:
    RIDICULO ABSUDO ESSA NOVA ORTOGRAFIA, TOTALMENTE DESNECESSÁRIA.

    A PALAVRA COCÔ NAO TEM MAIS ACENTO ENTAO VAI FICAR COCO, NAO DÁ NÉ

    Oi, Silvana, esta e’ uma palavra feia com ou sem acento, nao e’ verdade?
    E e’ uma palavra que nem sequer merece ter como assunto por nenhum falante, entao nem importa se for afetada ou nao pela nova regra de ortografia da lingua portuguesa.

    Novamente, gostaria de pedir desculpas por escrever sem acentos nas palavras, meu teclado aqui em Nova York nao me ajuda muito escrever em portugues… rsrsrsrs…

  65. Lucas Eller  •  14/03/2009 @16:01

    Resposta a Ia:
    eu acho ótimo!
    pois vai fortificar a nossa lingua
    e unificar, nós só mudaremos um poucos
    já em Portugal a coisa é bem diferente
    vai ser para o nosso bem todos unidos é melhor
    ou de uma forma rude é melhor todos em um só quadrado!

    E’ isso ai’, Ia, todos juntos em uma so’ lingua ;-)
    O fato e’ que as diferencas eram muito poucas (de no maximo 1.5% de diferenca), porem, no cenario internacional, as diferencas nao ajudavam. Agora e’ muito mais facil escrever de forma padronizada e aceita em todas as varias comunidades onde se fala o portugues, que sao a Angola, o Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau na China, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste.
    Países com um número significativo de falantes:
    Andorra, Bermudas, Canadá, Estados Unidos, França, Jersey (na Europa) e Luxemburgo.
    Viva a lingua portuguesa padronizada! ;-)

  66. Lucas Eller  •  14/03/2009 @22:01

    Resposta a Zezo:

    Mas minha gente, eu não entendi ainda, carro tem acento ou não??????????????????????????????????????????
    beijos para Maria das Dores e Zezo.

    ME AJUDEM!!!!!!!!!

    Carro nao tem acento e sim assento ;-)

    Veja estas explicacoes:

    Dúvida entre acento e assento

    Acento: sinal ortográfico.
    Da mesma família: acentuar, acentuação
    Ex: Esqueci-me de colocar um acento em cágado e ficou cagado… ;)

    Assento: banco, lugar onde as pessoas se sentam.
    Da mesma família: assentador, assentamento, assentar.
    Ex: As crianças mais pequenas devem viajar com o assento.

    Novamente, gostaria de pedir desculpas por escrever sem acentos nas palavras, meu teclado aqui em Nova York nao me ajuda muito escrever em portugues… rsrsrsrs…

  67. Primo  •  16/03/2009 @10:36

    Significativamente notavel ….

    essa nova ortografia vai causar um certo problema de adaptação.

  68. L & V  •  16/03/2009 @15:00

    ¬¬° Acheii booa essa mudança … o ruiin é os trabalhos qui agente tem q fazeer ! °¬¬

  69. cam  •  16/03/2009 @20:43

    é uma merda isso tudo!!!!!!!!

  70. Lorrane  •  19/03/2009 @15:03

    ficou pior!!! essa nova ortográfia e muito chata…..

  71. marcela  •  23/03/2009 @15:20

    posso continuar escrevendo como antes ou agora é errado também? ridículo essa nova ortografia

  72. laleska delles  •  23/03/2009 @19:32

    juliuymnh sea bvf oi uytr esw bvc lok

  73. felix  •  23/03/2009 @19:52

    acho isso uma coisa muito sem noção n à o porque dessa mudança só vai atrapalhar que já aprendeu

  74. debora sena sousa  •  24/03/2009 @21:13

    acho muito bom .tem que ter mais dificudades nos deveres

  75. debora sena sousa  •  24/03/2009 @21:21

    essas pessoas nao sabem o que pensam. a nova ortografia so ta melhorando nossos conhecimentos.essas pessoas tem que aprenderem mais. devem ta falando disso porque nao sabem de nada.eu sou um caso diferente. adorei a nova ortografia.

  76. debora sena sousa  •  24/03/2009 @21:43

    cara bianca lunes voce deve ser burra para achar o acordo ortografico uma merda. 5% dessas pessoas acham muito bom.e nao e tao dificio assim a escola onde eu estudo todoa nao reclamam de nada.porque voce acha isso ruim?

  77. debora sena sousa  •  24/03/2009 @21:49

    maks se voce acha isso uma droga ,deus nao comcorda com isso. se tao fazendo isso e para a nossa aprendizagem.

  78. debora sena sousa  •  24/03/2009 @21:52

    cavalo, nao mete deus nas tuas palavras.

  79. Valdeci  •  03/04/2009 @21:59

    Com essa mudança na ortografia prestaremos mais atenção no que escrevemos, no que lemos e no que falamos, consequentemente aprenderemos e compreenderemos realmente a Língua Portuguesa.

  80. LETICIA  •  04/04/2009 @10:57

    ISSO E PRA QUEN NAO TEM O QUE FAZER E FICA INVENTANDO ISSO PARA PASSAR O TEMPO ISSO E UMA COVARDIA PRA QUEM ESTA NA FACULDADE

  81. ANA CAROLINA  •  07/04/2009 @17:47

    NÃO GOSTEI DISSO AS REGRAS ESTAVAM MUITO BOAS COMO ESYAVAM AGORA TEM QUE APRENDER TUDO DE NOVO E SÓ PRA VENDE DICIONARIO

  82. Pauleta  •  07/04/2009 @23:33

    Redicula essa ortografia !

  83. Paula Tejando  •  07/04/2009 @23:36

    eu goztei desa ortografia !
    legau néh !
    si era boua fico melior aimda, eu zó tirava deiz nas provas, agora tiro onse !
    hihihi
    legau mesmu !
    zou felis agoura !
    di fé meismu !

  84. Daniel Sales  •  11/04/2009 @9:34

    pra essa nova reforma so tenho duas palavras a dizer::
    sem comentários.

  85. Bruno  •  11/04/2009 @9:47

    “eu goztei desa ortografia !
    legau néh !
    si era boua fico melior aimda, eu zó tirava deiz nas provas, agora tiro onse !
    hihihi
    legau mesmu !
    zou felis agoura !
    di fé meismu !”

    UAHUHAUHAUHAUHAA me mijei rindo KKKKKKK mais ow essa ortografia e uma merda n vai adianta de nada.!
    Pra min so adianto pra as professora manda trabalho no colégio sobre isso -.-’
    aff quem invento essa merda n tinha mais nada o q fazer igual a quem inventou a escola

  86. Bruno  •  11/04/2009 @9:48

    OW essa ortografia e uma merda n vai adianta de nada.!
    Pra min so adianto pra as professora manda trabalho no colégio sobre isso -.-’
    aff quem invento essa merda n tinha mais nada o q fazer igual a quem inventou a escola

  87. brenda  •  13/04/2009 @15:33

    eu acho errado mudar a ortografia da noite pro dia, como uma pessoa aprende???
    principalmente uma criança!!!!

  88. mary  •  14/04/2009 @21:02

    é concordo com tigo BRENDA!!!

  89. Cintia  •  21/04/2009 @10:09

    Meu eu axei desnecessaria essa mudança pq como disse a Brenda “ninguem aprende da noite pro dia”
    Ate tdo mudo aprende … vai se uma putaria maiorr
    pq ja tinha analfabeto agora entao

  90. EU  •  21/04/2009 @16:00

    AHH TAVA UMA MERDA E FICOU PIORRRRRR

  91. barbara  •  22/04/2009 @9:06

    pra que serve essa porra de nova ortografia…isso so vai complicar minha vida
    a professora de portugues e maior puta e ainda por cima quer ki eu fasso um trabalho igual o butao dela!!

  92. guilherme  •  22/04/2009 @17:50

    vai toma no seu cu flavia essa mudança ta me confundino todo

  93. GEORGE.  •  24/04/2009 @13:53

    NA MINHA OPINIÃO A NOVA ORTOGRAFIA VAI MUDAR A VIDA DE MUITAS PESSOAS
    AGORA NO PRESENTE E NO FUTURO (EU NÃO GOSTO NADA DESES (A) QUE FICAM CHINGANDO OS QUE QUEREM MELHORAR O BRASIL E MUNDO!!!!!).

  94. Manatus  •  27/04/2009 @23:57

    No meu entendimento toda mudança, embora traga algum desconforto no início em face da adaptação, traz consigo inúmeras possibilidades.
    Contudo, preciso fazer uma correção necessária sobre esse tema, já reformando a minha própria afirmativa, levando-se em conta que nem toda mudança obdece este axioma. Vejamos esta reforma linguística:
    Qual a finalidade de tentar nivelar em um mesmo patamar uma língua tão diversa? A língua portuguesa falada no Brasil e Portugal (além dos outros países) tem em comum o latim como raiz e praticamente para por aí. Nossa língua tem mais componentes indígenas e africanos do que propriamente a língua mater que nos deu a base linguística. A lingua portuguesa falada em Portugal só faz parte do nosso cotidiano quando cantamos o Hino Nacional - o que na realidade para a maioria do povo brasileiro, é um hino com letra estrangeira, tal a dificuldade de serem reconhecidos os ternmos que a compõem.

    A língua, meus amigos, é vivaz e evolui à medida em que incorpora outros elementos. Na minha opinião falamos uma língua brasileira,cuja raiz vem da língua portuguesa lusitana, que tem berço latino.

    Estão querendo amarrar um burro e um cavalo na mesma carroça, já puxada por um boi.

  95. jessica araujo  •  28/04/2009 @8:50

    a nova ortografia é uma merda fizerão isso só pra ferrar os alunos

  96. jessica araujo  •  28/04/2009 @8:52

    essa nova ortografia é tão chata que rachou a minha bola!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  97. Joel  •  28/04/2009 @23:57

    Ridicula essa nova ortografia! ²

  98. thauany  •  29/04/2009 @11:31

    só pAra confundir o povO
    QUERO SABER como aprender da noite pro dia?
    RIDICULa essa nova ortografia!3

  99. Ana  •  02/05/2009 @12:22

    Olha, que sacanagem fizeram c/a gente que estamos saindo do colegial,

    Mudar assim não vai dar tempo da gente ver nada sobre essa mudança.

    Outra coisa c/se diferencia em uma frase pêra de pera, pára de para ect… !!

  100. michele  •  05/05/2009 @9:41

    muito ridiculo isso essa nova ortografia naum tem sentido isso esmos saido do colegial e como nos ficamos e o q aprendemos po sacanagem isso???

  101. Marcio Ivo  •  06/05/2009 @13:39

    Esta nova ortografia so fez piorar, para nos alunos!!!
    Isto e uma idiotice.
    Eu nao concordo com a nova ortografia!!!

  102. Edson Sampaio  •  12/05/2009 @8:55

    Eu achei boa esta nova ortografia, já que falamos a mesma lingua temos que ter a escrita iqual, para chegar em outro país e ler as revistas e jornais e entender o contexto ali escrito. Porque se não for assim, então deveremos mudar o nome da lingua no Brasil, tera que ser lingua Brasileira e assim também nos outros países.

  103. Jorge luis  •  13/05/2009 @15:24

    como se escreve portugues

  104. weberson duarte  •  17/05/2009 @18:54

    eu nao entendo,as pessoas são acostumadas com uma grafia a vida toda que é nossa língua

  105. juliana  •  17/05/2009 @20:04

    Eu achei otmo pq nos vamos aprender mais coisas e tambem vamos conhecer as letras k w y no alfabeto

  106. Emanuel  •  19/05/2009 @19:59

    Podre! A ortografia portuguesa (brasileira) se tornou podre!
    O pior é explicar pro açogueiro que agora ele deve me vender linguiça e não mais lingüiça! Mas vou dizer pra ele ficar tranquilo…

  107. Karina Rocha  •  20/05/2009 @15:07

    Acho complicado, a gente já aprendeu uma coisa e vem essa nova ortografia e tira quase tudo que aprendemos!!!!
    Os burros vão adorar!!!
    Agora devemos se acustumar com essa idéia (ou melhor ideia).
    Numa frase devemos identificar (em alguns casos) o contexto. E os professores agora???
    Só falta agora o pessoal ler “linguiça” (que se pronuncia lingüiça) e falar “linguiça”.

    Pode ver: a maioria do pessoal que gostou dessa nova ortografia, escreve errado!!!!

  108. Maria Aparecida  •  22/05/2009 @8:01

    Só veio complicar, o mundo se entendeu até hoje com a grafia antiga e, agora,
    estamos todos num barco sem fundo. Ninguém nos perguntou se estávamos de acordo ou não, simplesmente impuseram. E VIVA A NOSSA DEMOCRACIA!!!

  109. nayara  •  25/05/2009 @11:41

    qual e o objetivo de mudar as palavras?
    para enfeita?
    isso e um absurdo
    isso vai prejudicar muito meu aprendizado
    na escola………………..
    mais eu comcordo com isso.

  110. camila  •  28/05/2009 @15:19

    essa ortografia,como vimos foi elaborada há 18 anos atrás, e só agora que saiu do papel,pq acredito eu que eles analisaram lá que ia ou vai ser bom aos países que falam essa lingua. nos deram um prazo pra adaptarmos a essa transição. Sei que vai ser muito dificil, e aqui no Brasil poucas coisas foram mudadas só 6% das palavras, agora só é a questão de praticar e com e com isso vamos aprender! bola pra frenteeeeeeeeeeee pessoallllllllllllllllllllllllllllllllll

  111. Jairo R Passos  •  29/05/2009 @10:24

    Eloqüente vai ficar muito “eloquente”. “Quente” não?
    Freqüente vai ficar bem “frequente”.
    Para aqueles que conheceram o simpático trema, as “coisas” ficarão “doentes”.
    Aqueles que não o conheceram, como pronunciarão?
    Provavelmente o farão errado, porque não saberão distingui-las ou siquer pronunciá-las!
    Ficamos muito feio na forma de escrever!

  112. Igor Moreira Modesto  •  29/05/2009 @19:25

    Oi eu preciso de ajuda urgente. A minha professora de português passou um trabalho, que uma das alternativas era “Porque Portugal se recusa a aceita-la?” eu preciso responder essa pergunta, pq esse trabalho vale 50% da nota bimestral. Me ajudem por favor =’( !

  113. Igor Moreira Modesto  •  29/05/2009 @19:31

    Oi eu preciso de ajuda urgente. A minha professora de português passou um trabalho, que uma das alternativas era “Porque Portugal se recusa a aceita-la?” eu preciso responder essa pergunta, pq esse trabalho vale 50% da nota bimestral. Me ajudem por favor =’( !
    O meu e-mail é: igor-anjos@hotmail.com

  114. alfs3  •  30/05/2009 @17:26

    Portugal é o criador da “piada”, digo, lingua e tem todo direito de ser contra: os imitadores que criem seus dialetos…
    A lingua inglesa é falada em diversos países com características, próprias e todos se entendem sem problemas.
    Temos que fazer uma reforma economica, política, educacional, social, e, principalmente, combater a corrupção “sensu lato”…

  115. ana  •  02/06/2009 @10:35

    Ola, so queria entender o hífen, entendi as regras aqui explicadas, so queria saber os dias da semana, se continuam ou nao com hifen, a pergunta porque ja vi gente escrevendo sem hifen, queria saber se continua ou nao. Obrigada pela atenção.

  116. JACKELINNE  •  03/06/2009 @19:46

    oi so queria saber mais sobre isso aindo estudo e mais ficar sabendo mais facil sera.

  117. Marina  •  07/06/2009 @14:50

    Eu só queria saber qual é o beneficio da classe pobre com isso
    por que até agora não vi nenhum
    afinal quem está sendo beneficiado com isso?????//

  118. Rago  •  08/06/2009 @10:24

    quais os paises receberam a nova ortografia?

  119. Carlos  •  13/06/2009 @18:42

    A palavra PORTUGÊS tem cirgunflexo?

  120. Nathália  •  16/06/2009 @10:15

    Eu acho que vai ser bem difícil não só para os professores mais mas difícil ainda para os alunos inclusive os que tem poucos anos de estudo.
    eu acho que foi uma tremenda bobagem pois a escrita vai ficar diferente mais a fala a mesma então pra que isso ?!

  121. nova ortografia  •  19/06/2009 @8:23

    pêlo de animal continua com acento ou não?

  122. Jéeh  •  20/06/2009 @16:22

    Parabéns pela capacidade de confundir nossas cabeças…

  123. julianne  •  24/06/2009 @18:37

    tenho 09 anos e estou na 4ª série, não como vcs estudaram, mas é só voces lerem coisas da nova ortografia e livros novos e atualizados e perceberão como é facil e não mudou muita coisa, estudem o alfabeto a e parem de chingar a nova ortografia.

  124. Stephanie  •  29/06/2009 @15:19

    Para os queridos que se importam com os estrangeiros, sinto muito informá-los que não será tão prático aprender o nosso dialeto, pois a pronuncia é sim diferente, logo os estrangeiros vão ter que se esforçar e saber a diferença da pronúncia SIM PORRA!
    aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah o caralho essa ortografia, é n saber administrar o dinheiro, pensem quanto desgaste econômico e ecológico, sim, pra onde vai todos os livros antigos? PARA O LIXO, e não será totalmente reciclável…
    QUANTOS NOVOS LIVROS SERÃO REESCRITOS?
    O país deveria que saber investir o nosso dinheiro de forma mais útil…
    quantas pessoas morrendo nesses hospitais com péssimo atendimento?
    quantas pessoas analfabetas no patamar em que vivemos…
    RIDÍCULO!

  125. Stephanie  •  29/06/2009 @15:32

    As mudanças mais significativas alteram a acentuação de algumas palavras, extingue o uso do trema e sistematiza a utilização do hífen. No Brasil, as alterações atingem aproximadamente 0,5% das palavras. Nos demais países, que adotam a ortografia de Portugal, o percentual é de 1,6%.
    ISSO É RIDÍCULOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!

  126. cristian  •  29/06/2009 @21:10

    =D

  127. cristian  •  29/06/2009 @21:13

    TAH MAIS QUER DIZER QUE CÚ NÃO TEM MAIS ACENTO ???

    EM ???

    DIVULGA PORRAAAAAA :@

    ~> K I T O <~ 163 É NOIS

  128. cristian  •  29/06/2009 @21:13

    É ZONA NORTE PORRAAAAAAAAAAAAA¹²³

  129. cristian  •  29/06/2009 @21:13

    LANHANDO TODA HORA ;D SIAJSIAJSIAJSIAJSIAJS

  130. jaqueline  •  30/06/2009 @11:06

    arebaguandi cada as lamparinas dessas pessoas.

  131. jaqueline  •  30/06/2009 @11:10

    ui, porque tiverão que inventar a nova ortografia agora temos que fazer trabalhos sobre ela;
    que karai.

  132. Aírton Alves  •  02/07/2009 @9:20

    Alguém já ouviu falar em NHEENGATU?

    Não?… Pesquisem, por exemplo, a Wikipédia.

    Depois disso façam uma reflexão, com profundo sentimento brasílico…

    Aposto que sentir-se-ão envergonhados de quererem qualquer mudança numa língua que já é NOSSA, sem subjugá-la à portuguesa.

    Como isso aqui é uma nação de ninguém, seres planaltinos e acadêmicos mofados, admitem qualquer intervenção exterior como libertinas anciãs, não medindo qualquer esforço para relaxar os fêmures.

    NOTA: Quanto à configuração do teclado, eu, como brasileiro que sou, preferiria utilizar um de padrão internacional, assim como o meu, mesmo que estivesse num outro país do leste europeu, por exemplo, e falasse até em mandarim! rsrsrs

  133. JUVENAL DOMINGUES  •  06/07/2009 @18:52

    AINDA ESTOU MEIO CONFUSO NA QUESTÃO DA NOVA ORTOGRÁFIA.
    POR GENTILEZA, PARABÉNS SE ESCREVE COM ACENTO?
    OBRIGADO.

  134. Fred  •  07/07/2009 @5:24

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Eu pude rir horrores de todas as discussões.
    Algumas pessoas, inclusive, criticaram o acordo em sua totalidade, mas sequer sabem escrever direito.
    Na minha opinião o acordo trará grandes benefícios aos países lusófonos. Será possível que compremos um livro em Portugal e que possamos fazer a leitura e a compreensão sem precisarmos, praticamente, de um “tradutor” para isto.
    Penso que as pessoas deveriam aprender a escrever primeiro para criticar depois.

  135. Aírton Alves  •  07/07/2009 @20:04

    Filho:

    “O riso diário é bom, o riso habitual é insosso e o riso constante é insano”.
    Victor Hugo

    “O riso é o manifesto da ignorância”.
    William Shakespeare

    Devemos ter tolerância com os que erram muito, pois, com os que pouco erram, não é sacrifício algum.

    Ajude-os, se puder, sem escarnecer da condição alheia.

    Agindo dessa forma, estará sendo menos ignorante do que eles.

    Se quiser, posso auxiliá-lo para ajudar sem esmagar ou faltar com a humildade dos grandes mestres, que se envergonhavam com o menor manifesto de prepotência alheia.

    Vamos à sua primeira lição:

    Dê o significado para os seguintes verbetes:

    a) Humildade _______________________
    b) Sabedoria _______________________
    c) Paciência _______________________
    d Abnegação ______________________

    Nota: Se não for capaz de refletir em sua alma, esses simples substantivos, não responda; simplesmente ignore-os… Eu vou entender.

    Abraços, meu caro Fred.

  136. Aírton Alves  •  07/07/2009 @20:35

    Para Juvenal Domingues:

    Oxítonos: Acentuam-se os oxítonos terminados em: A, E, O, seguidos ou não de S; acentuam-se os oxítonos terminados em: EM - ENS.

    Exemplos: refém - ninguém - parabéns - reféns

    Isso serve para quem quiser esclarecer qualquer outra dúvida.

    Estarei sempre à disposição.

  137. Aírton Alves  •  07/07/2009 @21:07

    Após pensar muito bem, antes de dizer uma besteira, envio a vocês expressões lusitanas, nas quais a NOVA ORTOGRAFIA não os ajudará em NADA!

    “Passa-me o GRAMPINHADOR.”

    Instrumento que permite tornar uma superfície lisa numa superfície rugosa. Muito usado para dar acabamento a paredes. Tem forma de um pequeno moinho de cozinha e funciona por ação de uma manivela.

    “Pra semana vou BOTAR UM MURO.”

    Significa fazer (construir) um muro.

    “DESMANCHA-ME essa vitela hoje de tarde.”

    A arte do desmanche está muito em voga, uma vitela mal desmanchada fica obrigatoriamente mais rija. Desmanchar significa esquartejar o animal para lhe aproveitar a carne.

    “Estes sapatos dão um BOM ANDAR… parece que ando descalço”

    Esta expressão é normalmente aplicada a sapatos tipo luva… perfurados e em tons de castanho.

    Perdão se pareci ofensivo, mas, como se diz aqui no Brasil Pátria Amada Salve, Salve:

    EU MATO A COBRA E MOSTRO O PAU!

  138. Gislaine  •  16/07/2009 @19:36

    Bom agora que mudou as ortografias…as pessoas começarão a escrever da forma que era correta antigamente….

  139. angela  •  02/08/2009 @16:01

    odieiiiiiiiiiiii não entendi nada, foi um saco a nova ortografiaaaaaa………………….

  140. angela  •  02/08/2009 @16:03

    eu nao achei uma coisa fácil agora eu tenho q ir para a escola em outros horarios por causa da nova ortografiaa q é um sacoo…………

  141. danni andrade  •  03/08/2009 @16:18

    eu adorei a nova ortografia, mais vou precisar de um tempo pra saber lidar com ela.

  142. MATHEUS  •  06/08/2009 @15:07

    SAIII DO CU BOSTAAAAAAAAA QII CARNISAAAAAAAAAAA,..

  143. MATHEUS  •  06/08/2009 @15:08

    SAI DO CÚ BOSTA

  144. Aírton Alves  •  12/08/2009 @20:55

    Meu querido Matheus:

    Não existe oxítona com a letra U que seja acentuada.

    Até para um “besteirol”, as regras de acentuação são importantes.

    Detalhe: Não se empobreça citando palavras, apenas por citá-las.

    Além de não ser engraçado, depõem contra você mesmo!

  145. julia linda  •  17/08/2009 @19:21

    O QUE O

  146. yasmin  •  23/08/2009 @9:05

    comao é as palavras
    e a acentuação

  147. Aírton Alves  •  06/09/2009 @22:14

    Yasmim:

    Para saber com funcionam as regras da nova ortografia, você poderá consultar qualquer site na internet (é de graça), que será esclarecida toda e qualquer dúvida a respeito das mesmas.

    Agora, quanto à prática, somente o uso constante fará de você uma verdadeira perita no caso.

    Dica: Aprenda as regras e, depois, tente ensiná-las a si própria, como se fosse a professora e aluna ao mesmo tempo!

    Pode parecer loucura, mas, DÁ CERTO!

  148. pamela  •  10/09/2009 @16:59

    é besteira mas só mudou um pouquinho tem gente que sempre escreveu errado e estar reclamando do que sendo q vai continuar errando

  149. Marcelo Emanoel  •  14/09/2009 @12:10

    Estou em pleno acordo com essas mudanças!!!
    Pelo menos padroniza e facilita mais a escrita das palavras de hoje em dia e coloca muitas coisas desnecessárias como o trema e os acentos para diferenciar as palavras algo “oficial”.
    Estarei começando hoje a fazer as minhas mudanças e adaptações.
    É uma pena que a maioria das pessoas são tão ignorantes que não aceitam as mudanças e ficam fazendo críticas tolas!!!
    Agora não ficarei constrangido em dizer pro meu amigo Angolano que electro e facto está sendo escrito de maneira diferente do português Brasil.

  150. raquer  •  17/09/2009 @9:30

    O exenplo oscaralho vai ficar filha da puta

  151. João  •  22/09/2009 @18:29

    Sr. Aírton Alves,

    O tal “grampinhador” é tão usado em Portugal que indo ao google procurar por tal palavra a única ocorrência é…a do sr. Aírton Alves. Não há outra, só esta mesma! Procurei também num dicionário português e, que surpresa, não consta! E até me dei ao trabalho de procurar num dicionário de construção civil português e continuei a não encontar nada…

    Não sei de onde é que tirou esse grampinhador.

  152. lisandra  •  22/09/2009 @20:11

    Kii orivel issoO….
    Jáh estavamos acostumados a falarmos diferenrii…

  153. Adriana  •  01/10/2009 @20:51

    Eu só acho que para as criançãs que estão começando aprender agora, é uma boa, mas para nós que já estamos acostumados com a ortografia antiga esta sendo dificil.
    Mas tudo darsse um jeito……..
    Prescisa de espalhar varias cartilhas para que possamos enteneder melhor toda essa mudança.

  154. yago  •  03/10/2009 @11:03

    aiiiiiiiiiiiii minha cabeça se ainda se escreve assim né

  155. yago  •  03/10/2009 @11:05

    (8D)

  156. yago  •  03/10/2009 @11:06

    [8D]

  157. INGRID  •  13/11/2009 @19:28

    PORQUE MUDAR A ORTOGRAFIA????????????????? EU AINDA ESTUDO E Ñ FIQUEI NADA SATISFEITA ACHEI TUDO DESNESESARIO

  158. Lucas  •  03/12/2009 @19:05

    o acordo não mudará o modo de falar dos brasileiros, afinal, vejam só algumas diferenças do português em Brasil e Portugal

    Dicionário de Português Lusitano:

    Ônibus - Autocarro
    Caminhão - Camião
    Vagão - Carruagem
    Durex - Fita-cola
    Sanduíche - Sandes
    Fila - Bicha
    Camisinha - Durex
    Bicha - Paneleiro
    Aeromoça - Hospedeira
    Sapatão - Fufa
    Dormentes - Travessas
    Fazenda - Quinta
    Mauricinho - Beto
    Pão Francês - Cacete
    Prefeitura - Câmara Municipal
    Trem - Comboio
    Pedestre - Peão
    Furadeira - Berbequim
    Rotatória - Rotunda
    Garis - Almeidas
    Faixa de pedestre - Passadeira de peões
    História em quadrinhos - Banda desenhada
    Telefone celular - Telemóvel
    Bonde - Elétrico
    Goleiro - Guarda-redes
    Abridor de latas - Abre-latas
    Geladeira - Frigorífico
    Congelador - Geleira
    Geleira - Glaciar
    Dublagem - Dobragem
    Conversível - Descapotável
    Funileiro - Bate-chapa
    Pelúcia - Peluche
    Café-da-manhã - pequeno almoço/mata-bicho
    Chiclete - Pastilha elástica

    e muitas outras…

  159. Di  •  05/12/2009 @9:18

    pode ser que não fique difícil para esses alfabetizados digitais…que já mudaram por conta nosso vocabulário… não por naum, você por vc, tipo por tipow, e assim por diante…mesmo porque a geração do momento não conhece, na sua grande maioria, a grafia correta das palavras, não vai mudar nada para eles, já que não escrevem correto nunca….

  160. André  •  10/12/2009 @20:23

    se exite analfabetos com a primeira ortografia, pra quê inventar uma segunda.

  161. paje  •  10/12/2009 @20:26

    essa ortografia só complicou minha vida!!!!

  162. daniel  •  16/12/2009 @16:16
  163. Carlos Eduardo Garibaldi  •  08/01/2010 @10:07

    Achei muito bom mudar a ortografia, apesar de apenas 0,6% das palavras terem sofrido modificação , mas vejo como positiva, pois, mudar é atualizar.
    Eduardo

  164. cristina  •  12/01/2010 @11:57

    AHH TAVA UMA MERDA E FICOU PIORRRRRR

  165. cristina  •  12/01/2010 @11:58

    eu ñ goste da novo ortogrifia nova muito chato

  166. douglas  •  13/01/2010 @17:44

    ME DESCULPEM TODOS, SÁBIOS DA GRAMÁTICA, NÃO TIVE MUITA OPORTUNIDADE DE ESTUDO, AO MEU VER A GRAMÁTICA É MUITO COMPLICADA,
    DEVERIA OCORRER MAIS MUDANÇAS PARA FACILITAR, POIS A MAIORIA DA POPULAÇÃO MAL SABE FALAR, QUEM DERA ENTENDER TANTAS REGRAS.

  167. Luciene  •  14/01/2010 @13:06

    concordo com vc douglas, essa nova lei só servi pra complicar mais ainda a cabeça do brasileiro, q/ mal sabe o português atual…affffff tem coisa melhor pra inventar não?

  168. Rosimeire  •  20/01/2010 @1:00

    tantas coisas que presisam ser mudada no Brasil, foram mexer com a regra ortografica que estava quieta… ninguém merece isso.

  169. Lincon  •  21/01/2010 @12:57

    o problema entre a comunicação entre um português e um brasileiro, por exemplo, não é a acentuação, mas o próprio vocabulário. Li em alguns sites que um dos argumentos para essa mudanças são a possível melhor comunicação entre uns cidadãos de um país e os de outros (que falam a língua portuguesa). Já conversei com um portguês de Portugal mesmo, nascido lá. O emprego das palavras é muito diferente (sem contar a pronúncia, que às vezes parece enrolada para um ouvinte um tanto desatento). Explico com o eterno e jocoso exemplo: BICHA aqui no BR significa homossexual (é um termo pejorativo, na verdade) e lá em PT significa fila (fila de banco, de médico, etc). O L brasileiro é seco, enquanto que o L português é curvado, sei lá, tem um som profundo emm que você precisa enrolar bem a língua (o órgão) para falar - esta pronúncia é muito bela, diga-se de passagem.

    É isso.

  170. michelle  •  08/02/2010 @21:16

    adorei essa noa ortografia a gente fica informada de tudo

  171. Carol  •  12/02/2010 @11:03

    Bom, nunca fui muito bem tratando-se da língua portuguesa, porém achei o novo acordo ortográfico regular. Por outro lado, achei algumas mudanças desnecessárias, como, por exemplo, aquelas palavras que não levam mais acento e ficam iguais na forma escrita. Exemplo: “pára” do verbo parar e “para” preposição. Isso vai me deixar com mais dificuldade, e acredito que não vou ser a única… mas como não temos mais o que fazer pra mudar isto, o negócio é meter a cara nos livros pra tirar isso de letra!

  172. raquel  •  12/02/2010 @21:43

    Venho deseja-los um bom carnaval!

  173. raquel  •  12/02/2010 @21:45

    e que vcs se cuidem e não bebão, ou bebam…sei lá! só acho que vocéis tem que se comportar pra num machucar ningueim mermo……..coidado com os povo que colacão pó nar bibida e depois vam fazer as corra comvoceis!

  174. raquel  •  12/02/2010 @21:48

    quero mandá e dá um abrasso pra minha main e pro mel pay, aproveitar que se pra iscrever deferenti que nois iscreva mermo!!!

  175. Giselle  •  02/03/2010 @15:53

    Achei uma bagunça!

  176. maria carliane  •  08/03/2010 @15:30

    não gosteu ,complicou muito minha cabeça

  177. maria carliane  •  08/03/2010 @15:32

    não gostei,complicou muito minha cabeça

  178. Thamires  •  12/03/2010 @20:43

    Eu vim somente p/ mandar um salve……..
    UM p/ meu Pai
    UM p/ minha Mãe
    UM p/ os meus Irmãos
    Um p/ minha família
    Um p/ Pizzaria por do Sol
    E mais um p/ A Churupita….
    kkkkk
    bjinhos

  179. Aline  •  14/03/2010 @17:27

    Uma das coisas que me incomoda é o fato de tirarem o acento do verbo pára exemplo:

    O trânsito para São Paulo. ????

    Nào sabemos se o trânsito está para São Paulo ou se o trânsito parou São Paulo!

  180. juliana  •  15/03/2010 @16:59

    eu achei bom ,pois outras pessoas vão ter oportunidades de aprender.
    como português,inglês,e outras materias.

  181. Glaucia  •  26/03/2010 @13:33

    Os comentários de resistência a mudança só poderiam vir mesmo de Portugal. Há que se adotar novos paradigmas, estamos em 2010!
    Sou descendente de Portugueses, porém brasileira e acho que o mal dos portugueses é a falta de humildade em se adaptar a novos tempos e se acharem os donos do mundo e superiores a qualquer ser humano.
    Uma pena ! É hora de abrir os olhos.

  182. jennifer  •  29/03/2010 @10:17

    Ridícula essa nova ortográfia ! nada a ver

  183. eloisa  •  05/04/2010 @19:39

    nada a ver essa nova ortografia ..
    muitooo ruimmm

  184. debora ferraz  •  06/04/2010 @15:14

    alguem ai sabe me dizer o que sobre a nova ortografia podera cair nas provas do ibge 2010

  185. marynne  •  09/04/2010 @13:43

    Poow, vai ser muito dificil das pessoas se adptarem, pricipalmente estudates!

    Mas, : Vamos ter que aprender

  186. Daianny  •  15/04/2010 @20:37

    Bom,a questão é a seguinte…

    Essas pessoas que reclaram e questionaram a mudança ortográfica são exatamente aquelas que teem preguiça de estudar…Queridos!!!O português é a lingua mais dificil do mundo,em questão de escrita e pronúncia.Então fofos,não tentem adivinhar,estudem,porque simplismente pelo fato de ter nascido no BRASIL,não significa que saibamos falar corretamente o português.
    Então lindinhos,vamos estudar sem reclamar e sem preguiça,afinal,suas reclamações não mudaram nada mesmo.Adaptem-se!!!

  187. orbilio josé machado de oliveira  •  08/05/2010 @9:25

    Quem sabe, talvez fosse melhor oficializar o LATIM. assim voltaríamos às raizes e não existiriam mais acentos, hifens, etc.?

  188. IVe  •  09/05/2010 @20:29

    Gente, tirei o tempo de ler esses comentários!! Minha nossa!!
    Quantos erros de português!!!
    Mas aprendi muito com isso.

  189. marcelly  •  17/05/2010 @14:56

    não entendi nada meu professor só pediu pra mim ver “como a grafia mudou no passar do ano” é eu fico lendo essas bobeiras todas de acentr!!!

    Obrigada Pro Nada!!!

  190. wendel  •  21/05/2010 @11:45

    sera dificil para as crianças que começaram a estudar uma coisa e du nada começarem outra , isso ae é as pessoas desocupadas num tem nada para fazer mudam a ortografia,É BRINCADERA!!! ME AJUDA AE O

  191. Andréa  •  22/05/2010 @12:02

    Já cantava o Paralamas do Sucesso: “Assassinaram a gramática”.
    Meu Deus! Quantos erros de português aqui. Seja com a nova ou “velha” ortografia. É o tal de “internetês” dominando a galera. Concordância, ortografia e abreviações… Tudo errado.
    Não sou professora de português e, muito menos, quero dar lição de moral em algúem, mas vamos aprender a escrever, né gente! É óbvio que conhecer a nossa língua em 100% é difícil, pois a Língua Portuguesa, além de linda e fascinante, é complicada. Mas, daí a avacalhar geral, não é bacana.
    Sobre a nova ortografia, não curti muito. Mas, o novo, o desconhecido, sempre gera polêmica.
    Achei ruim terem tirado a acentuação de algumas palavras, como por exemplo, “para” do verbo parar. Fica ruim na hora de uma leitura.

    Boa sorte a todos!

  192. ERICA  •  31/05/2010 @13:14

    eu acho isso um absurdo ja e dificil com a velha imagine com a nova isso e so pra complicar ainda mais a minha cabeça

  193. Mariana Ferreira  •  04/06/2010 @20:19

    Pra que mudar a ortografia ??
    Qual é a diferença de ‘ate’ e ‘até’ ??

  194. styve paiva  •  08/07/2010 @19:55

    eu gostei ,mas tem coisas q poderia ficar como está pra ñ confundir nosas cabeças mas tem certas coisas q dá pra ficar como estar.

  195. Bernardino  •  24/07/2010 @19:09

    Impressionante mesmo é ver que entre os críticos da nova ortografia que aparecem nesta página, muitos ainda não aprenderam a escrever na antiga ortografia, portanto, dá pra imaginar quanto tempo ainda vai demorar para assimilarem a nova. É lamentável!
    Concordo com a Andréa, que comentou em 22/05/10.

  196. JULIO  •  31/07/2010 @2:20

    Pena, Bernardino, você não ter se apercebido que a língua brasileira (deveria chamar-se assim por ser muitíssimo mais rica do que a portuguesa) só perdeu ao ser equiparada com as pequenas nações que dividem o mesmo idioma. Acho uma idiotice e uma falta do que fazer, essa alteração na ortografia. Eu, continuarei a escrever e falar da forma antiga. Que se danem esses que não respeitam a esmagadora maioria que não quer essa mudança. Serão discípulos do Chavez venezuelano ? Com certeza !

Escreva um comentário

Tags permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>