Guia Prático da Nova Ortografia

Faça o download gratuito do e-book Guia Prático da Nova OrtografiaNovo acordo ortográfico obriga softwares a se adaptarem. Leia mais ... », distribuído pela Michaelis pela editora Melhoramentos.

Leia abaixo alguns trechos do e-book:

O objetivo deste guia é expor ao leitor, de maneira objetiva, as alterações introduzidas na ortografia da língua portuguesa pelo Acordo OrtográficoConversores ortográficos para a nova ortografia. Leia mais ... » da Língua Portuguesa, assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, por PortugalHistória da língua portuguesa. Leia mais ... », BrasilHistória da língua portuguesa. Leia mais ... », Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e, posteriormente, por Timor Leste. No Brasil, o AcordoO efeito da nova ortografia na internet!. Leia mais ... » foi aprovado pelo Decreto Legislativo no 54, de 18 de abril de 1995. Esse Acordo é meramente ortográfico; portanto, restringe-se à língua escrita, não afetando nenhum aspecto da língua falada. Ele não elimina todas as diferenças ortográficas observadas

Como o documento oficial do Acordo não é claro em vários aspectos, elaboramos um roteiro com o que foi possível estabelecer objetivamente sobre as novas regrasConcursos - fique atento à nova ortografia. Leia mais ... ». Esperamos que este guia sirva de orientação básica para aqueles que desejam resolver rapidamente suas dúvidas sobre as mudanças introduzidas na ortografia brasileira, sem preocupação com questões teóricas.

O que você achou do Guia Prático da Nova Ortografia?

  • Cíntia

    por um lado achei bom,por outro lado achei ruim o lado bom que a nossa língua vai ficar mais diferente, e por lado ruim as pessoas que ainda está se alfabetizando vai ficar mais difício para elas pegar essas regras !
    obrigada..
    cíntia

  • maicon

    oi, essa nova ortografia é muito bom mas tanbem as vezes nas provas ela confudi as pessoas que estaõ fasendo a prova…eu queria saber pq colocou essa nova ortografia por que professores de portugues poderam me responde?

  • Marina gonçalves

    Como já temos um presidente analfabeto, burro mesmo q agora quer colocar a burralda da Dilma no seu lugar e eles tb falam petobrás, não petrobrás q por enquanto é o correto, até a rosinha do garotinho lalau fala errado deve ser porq tb o povo brasileiro na sua maioria é tudo analfabeto. Que vergonha!!!

  • Marina gonçalves

    parem de reclamar camabada de preguiçosos( será q ta certo?) m embolei tdoda. DROGAAAAAA. PQP

  • Marina gonçalves

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • http://[email protected] adeilton

    Mudaram,mas a principal mudança que deveriam ter feito era estinguir a consoante H,pois essa letra não contribui em nada na nossa escrita, muito menos na nossa pronúncia.Veja:Hora e ora,hoje e oje,brilho e brílio.Se me perguntarem o que faria com palavras escritas com nh,responderia;Era só grafar o N com o til,por ex:montaña,raiña e outras.Mas é isso, são os nossos catedráticos mostrando que precisam fazer mais alguma coisa,afinal depois que fizeram muito,acharam que ainda deveriam fazer mais.Se possivel,tire esa letrinha complicada da nossa vida!Se issso acontecer eu e meus alunos tiraremos o xapeu prá vocês.Ia me esquecendo, não é xapéu,muito menos chapéu.agora é chapeu….

  • Thalyta sanchez

    no guestei del la nueva rregra !és muy dificile aprender nuesta rregra!!!

  • Luana Beatiz Stevannovit

    gostei♥☻esta regra e boa!!!

  • lia

    por um lado é bom, pois ficará mais fácil, se quisermos um dia fazer intercâmbio, mas por outro ficou mais difícil, porque quem não está na escola terá que se adaptar.

  • Denise Eslaine dos Santos

    a palavra “fiéis” ainda continua com acento?
    Qual a regra?

  • zaynne

    eu achei muito interessante porque a i voce aprende mais.

  • a

    bom, alguns dizem q vai ser melhor e pá… até pode ser, mas para os q estarão aprendendo agora as regras. eu tenho 12 anos e finalmente consegui aprender a língua portuguesa, pelo menos uma boa parte. e agora vou ter q esquecer de quase td q aprendi pq simplesmente mudaram as regras. vcs q estão fazendo vestibular agora aproveitem pois poderam ainda usar a velha ortografia, já eu tenho q me conformar com esse novo acordo, mesmo ñ sendo o melhor pra mim e meus colegas e varias pessoas do país. bom é isso! obrigada.

  • Lucélia Pires

    Acerca do Novo Acordo Ortográfico, não julguei necessária a mudança em alguns casos, como por exemplo, a exclusão do acento agudo nas palavras “idéia e jibóia” – eia e oia, pois os mesmos são tônicos e por esse motivo devem conter acento.
    Na realidade, toda essa mudança ortográfica será crucialmente necessária ou seria mais uma evolução (alteração) de algo que julgam necessário para compensar a carência educacional explicíta no Brasil a olho nú?

    Dêem asas à imaginação, ou melhor, “deem” asas à imaginção.

    Lucélia G. Pires – Brasília – DF

  • http://novaortografia.com/guia-pratico-da-nova-ortografia/ rose

    é pessoal não vamos dar gosto a esses idiotas que mudaram a ortografia só para nos complicar então vamos estudar!!!! eles querem nos ver na lama.

  • Rosa

    Que horror, professores que não querem estudar! Preferem a estagnação. Isso se chama “adaptação a mudanças”. Aos que só reclamam, se não querem estudar vão vender bananas na esquina!

    Ass. mão de aluna do Infantil.

  • ORTÓGRAFUTURISTAl

    nóis deve fechar eças istituissões qui mudam a lingua o tempu todu. Elis num tem mais o qy fazê?

    Cedo ou tarde o que está escrito aí em cima estará com a ortografia correta. Apenas estou me antecipando, talvez de um século.

  • lais stephanie

    para min so quere dificulta o ensino. porque nos crianças tudo bem nos estamos apendendo agora e os adultos que vao ter que aprender tuuuuuuuuuuuuudo de novo. fala seeeeeeeeeerio

  • Karolline

    Eh por isso que os brasileiros naum vao pra frente…seilah, a ortografia jah era bem complicada para algumas pessoas…e agora ficou bem pior…jah imaginou alguém q mal sabia das regras anteriores, agora nem q naum queira, para aprender as novas regras vai ter q saber das antigas…a nova ortografia soh piorou as coisas mais ainda…tudo bem q devemos nos preocupar com uma boa educação…mas aih jah eh maluquice…deviam pensar era em como resolver o problema da saúde no Brasil…tinha coisa mais importante para mudar..e naum mexer com o que tava quieto….

  • Lílly

    Pra mim isso é um jeito de deixar o povo brasileiro burro.
    A maioria das regras novas, eram erros na ortografia velha. Nós que já estamos nos ultimos anos escolares, ou quem já terminou a escola se deu mal, pois passamos anos de nossas vidas aprendendo a escrever de um jeito pra agora termos de reaprender. Ou esquecer o que já sabiamos, né?! Ainda bem que meu irmãozinho entrou na escola ano passado, então ele não irá passar por essa confusão toda.

  • Xaxixa

    Custa-me ler este comentários. Realmente o povo brasileiro é mesmo analfabeto. deviam sim era adoptar o Português de Portugal – esse sim o original.

  • FELIPE BARBOSA

    ONIBUS CAIU?

  • http://sara sara lins

    não gostei porque não sou anormal ..
    tenho medo agora até de escrever vai estar quase tudo modificado mesmo ..

  • Patricia

    Bom dia,

    por favor, na nova regra ortográfica qual a forma correta de escrever a palavra facil com ou sem acento.

    Grata.
    Patricia

  • pedro

    agora é que o analfabetismo vai almentar mesmo,eu gostaria de saber como vai ficar,as crianças,e os adultos que já se formaram,isso e uma grade palhaçada,muitos não tinhão em pratica a velha ortografia imagine a nova, agora me respondada de quem e a cupa?

  • lia

    esse tal de Adeilton foi o pior hein, querer tirar o H da lingua portuguesa fala sério, o cara deve escrever errado pra caramba meu!
    ele escreve brilio em vez de brilho fala sério!KKKKKKKKKK

  • jessica silveira

    de quem foi a ideia de mudar a ortografia???????um?????? eu acho q deveria ser mais detalhado kkkkkkkkkkmas ta dudo bem ..,mm acho q simmm;;;;;

  • Carlos

    penso que se deveria eliminar o som de “z” na letra “s”, por exemplo: caza, teria que ser escrita assim e oso (osso) assim eleiminaríamos os dois esses “ss” e também eliminar a maldita letra cedilha “ç” , assim como o “lh” (malia ou invés de malha). Viver já é complicado pq temos que conviver com a idéia que um dia morreremos, ainda ssim os imbecís “criadores e mantenedores” da língua portuguesa ficam complicando ainda mais, sou a favor de que o mundo todo fale e escreva somente a língua inglesa, ou seja, uma língua sem complicações

  • Carlos

    os idiomas servem mais para dividir as pessoas do que uní-las, separam classes sociais dando lugar a exclusão, muitas vezes são motivos de guerra só porque o idioma do país vizinho é diferente do..Idioma não significa necessariamente cultura, mas as vezes um simples joguete de letras e palavras que se encaixam.

  • http://777777 artur

    vai ser de ficil para nos nosacostomamos

  • Tatiana

    E pensar que eu fiquei de castigo várias vezes por escrever errado… e pensar que tive que escrever inúmeras vezes palavras que tinham acento e eu teimava em esquecer… Quem é que paga agora o tempo que eu perdi aprendendo? E, agora? Faço tudo de novo? Desaprendo para reaprender?

  • Tatiana

    Xaxixa…
    O português de Porugal é um idioma puro. O português do Brasil (ou “abrasileirado”) é praticamente uma mistura de idiomas, já que nosso país é uma mistura de povos. Então, não dá prá comparar. Meu marido viveu em Portugal por 10 anos e, quando voltou, já havia esquecido muito do nosso “idioma”. Eu precisei aprender algumas palavras que ele usava e ele algumas que eu usava. Algumas são idênticas mas, com significados completamente diferentes.

  • vanessa

    vão estudar bando de preguiçosos!!!

  • http://www.zezeniaonline.com Zakiran

    achei bem estranho.mais vou ter q me acostumar com as novas regras da orgografia. QUEM GOSTA DE JOGOS PODE ENTRA no site.

    http://www.zezeniaonline.com >GAME DE RPG,mundo medieval,com feiticeiros.
    qualquer coisa me manda msg >zakiran (mundo de platon)

  • MILLY

    não é legal, a gente estudar tanto pra vcs mudarem td!

  • Letícia A.
  • Letícia A.
  • ge

    e burroa mesmo

  • http://nnnn ge

    e adorei

  • http://familiaresss123456 leticia

    não me ajudou para nadaaaaaaaaaaaaa que tedio

  • bruna

    é uma porcaria , uma GRANDE porcaria,isso é só pra queles riquinhos dos outros países entenderem mais nosso vocabulário;se bem que o mc book irá colocar como certa aquelas frases que nós adoramos falar no estilo.
    bla!

  • wefff

    affffffffffffffffffffffffffffffffffffffff

  • http://olidio voltou a estaca 0

    voltou a estaca 0

  • http://[email protected] jair fernando

    ” já temos tantas coisas para aprendermos,agora temos que se preoculpar com mais essa invenção desses fanáticos..

  • Raisa

    não gostei nada disto também!

  • luciana

    Como se escreve? Rerrequisitar ou re-requisitar (tornar a requisitar).
    Me explique as novas mudanças nesse sentido particular da regra da língua portuguesa.
    Grato.

  • faui

    hgfhyyyttiudsssssjfr

  • magali

    mal escrevo o portugues agora que pioro tudo mesmo

  • negra

    Está cada vez mais complicado aprender o português.

  • Gilberto Nunes

    É impressionante ler estes relatórios e dizer que ainda existe pessoas sem opinião. No meu ponto de vista as coisas e as formas devem ter mudanças, assim como regras aonde aprendemos o que é correto. Devemos nos acostumar com estas mudanças da mesma forma como se muda um governo,um casamento e aí por diante.

  • Lu

    A nova ortografia bem transmitida não será tão difícil para nos adaptarmos.

  • elen hoffmann

    Acho uma termenda idiotice a nova regra da ortografia da lingua portuguesa.
    Pois não muda eu acho em nada para nós brasileiros muito pelo contrario só complica mais nossa cabeça pois o que aprendemos não vale de mais nada!!

  • chapeuzinho vermelho

    Não achamos tão dificil ,pois nos faz pensar bastante em decorar as novas regras e com isso no futuro não teremos mal de alzaimer.

  • mariazinha

    Eu achei bem complicado,pois vamos ter que aprender toda a nova ortografia.Não vai ser fácil a língua portuguesa com a nova mudança.

  • Neide Maria Lopes Mazuhi

    Eu acho que a nova regra ortográfica, por mais que confunda um pouco a nossa cabeça, serve sim muito para mudar algumas palavras e nos transmitir o real sentido dela.

  • ana e arlete

    oiiiiiiiiiiiiiii

  • http://naosei sarah bermanneli

    eu gostaria de saber com a nova ortografia como fica acentuação do IeU tônico em paraxitona

  • http://naosei sarah bermanneli

    eu gostaria de saber com a nova ortografia como fica acentuação do IeU tônico em paraxitona.

  • Roberta

    Com essa ortografia acima,é meio difícil querer falar e escrever o certo se vcs escrevem tudo errado né
    Bando de dementes

  • laisa

    gostaria de saber o que tem de errado nas palavras:cine-empreendedorismo telemarketing, extragramatical, extraconjugal, extraescolar,vice-almirante…
    uma professora disse que essas palavras estavam erradas, mas não entendi o pq.

  • theilo

    a expressão linguiçfica do mes mo jeito

  • jane

    kkk’ poxa agora tenho que fazer um trabalho sobre isso, quero ver se num aprendo tou procurando tudo que é de informação.
    é complicado pq a maior parte da nossa vida escrevemos desse jeito, mas ja que mudou vamos lá estudar’ aff :D

  • BRUNA

    EU NAO GOSTEI DESSA PORCARIA DE NOVA ORTOGRAFIA . EU ESTAVA ACUSTUMADO COM A OUTRA VCS NAO TEM MAS O QUE FAZER? FICA INVENTANDO PROBLEMA PARA OS BRASILEIROS

  • http://hanna hanna carla vieira dos santos lima

    quantas criticas eu naum acho justo a unica coisa que eu naum gostei foi porque esta falando muito pouco sobre a nva ortografia

  • fabiane

    nem parece que tem nova ortografia desinformaçao do brasil,,, descaso!

  • Millene Thamoz

    Acredito terem coisas mais importantes a serem solucionadas no nosso país que a ortografia. Há muitos mais problemas mundiais também. Mudar algo que se aprende a partir do Ensino Fundamental no colégio é um fato não relevante…
    Só me impressiono a cada dia com nosso governo.

  • Denis

    Isso é muito errado para que isso agora quem aprendeu a ortografia antiga vai ser obrigado a saber a nova ortografia isso é inutil para sociedade.

  • pica dura

    como se escreve penis ou pnis seu fdp….? Vlws

  • http://maiara_gatinho@[email protected] mayara

    Isso é uma palhaçada!!!
    :-( Só pra complicar mais a vida…

  • mayza

    essas novas regras n vão melhorar em nada na fala então pq tudo isso…só p complicar mais a vida dos brasileiros……………..
    :(…..

  • bira

    poxa vai ser muito difícil essa nova ortografia mas com um tempo agente se acostuma com as coisas, mas também não vai ajudar em nada vai é piorar a nossa língua que xato.

  • http://orkut danny

    a nova ortografia é muito boa !!1

  • Mikka

    Fala logo o que muda e o que muda, ou então foda-se essa página do caralho!

  • Mikka

    Fala logo o que muda e o que não muda, ou então f-se essa página do baralho!

  • Mikka

    Fala logo o que muda e o que não muda, ou então dane-se essa página do baralho, com ou sem hífen!

  • http://affs Moroni

    eu já sou analfabeto com isso agora só vai atrapalha agora tenho que saber oque tem de novo no português pra eu não perde de ano

  • http://ok juliana

    gostei do texto explicar d uma forma muito resumida essa nova ortografia que precisamos está sabendo. Realmente precisamos ler muito pois muitas coisas foi modificadas coisas que realmente não tem importancia só para complicar a vida de todos…

  • weverton pedro

    isso e mais dificil do que antes

  • http://wee veton

    eu ñ gosto de português mudando ou ñ mudando é a merma merda

  • http://jhenifer10.com/ chamily

    Eu acho que a nova ortografia português e mais desenolvida a cho que é melhor para o nosso português e acho que devemos ultiliza-lo cada dia-a-dia no nosso cotidiano que e extraordinária e simplorica e devemos usa-la como se fosse um objeto pessoa que ño devemos esquecer até por que importante e necessário nunca devemos discriminar quem tem um linguajardiferente devemos não brigar chingar mais sim pesquisar no dicioário se estiver errado dizer para não deixar o amigo passar vergonha e falar do site que e esse para ajuda-lo.

  • http://sednanpoeta.blogspot.com SEDNAN MOURA

    João num momento de loucura comeu muito coco, ficou todo sujo de coco. O que joão comia?
    Os políticos não comem coco, mas jogam coco no ventilador. Será que é para fazer cocada? O que os político faziam?
    Maria está comendo coco! Que coco Maria está comendo? Não é um pouco confuso sem o acento?
    Será que um estrangeiro de língua diferente não vai achar que comemos o outro coco?

  • vanessa

    Essa nova ortografia é complicado.Eu já sou péssima em português e agora vou ficar mais ainda,pois,fiz um curso do senado pela internet e fui reprovada. Fiquei toda confusa.”Tenho até medo de escrever agora”.

  • carla

    vou ter que fazer o be a bá de novo?affffff

Artigos relacionadosclose
Pinterest