Teste seu conhecimento sobre a nova ortografia

Lusofonia cobra data para adoção da nova ortografia

O colóquio anual da Lusofonia cobrou do governo português, através de um manifesto, a definição e disponibilização de um calendário para concretizar o novo acordo ortográfico.

Segundo o manifesto, Lisboa deve elaborar o “Vocabulário Ortográfico Unificado da Língua Portuguesa” em parceria com outros países, especialmente o Brasil.

O governo português – segundo o manifesto – até agora, somente definiu um prazo de 6 anos para a transição definitiva para o novo acordo ortográfico.

  • ruy da silveira brito filho

    Quero a nova ortografia da língua portuguesa.

  • Claudia

    Eu não quero.

  • ProfessorALCIONERESERVA

    Toda mudança é um tanto traumática, vamos aderir. . .

  • Paty

    Essa é a maior prova que a língua é viva e não para no tempo. Mudanças podem parecer traumáticas ao início mas depois ficará mais visível os benefícios.

  • Douglas Ferri

    Concordo que os beneficios serão visiveis futuramente, porém, muito mais visivel será a dificuldade das pessoas em adquirir à essa nova ortografia. E tenho certeza que muitos já eestão sendo prejudicados. E não vai demorar muito para toda a população que fal a nosso idioma notarem a dificuldade que é se acostumar.

  • crisss

    concordo

  • pAtyy

    concordo com você, e temos que fazer alguma coisa!

  • Lúcia

    Espero nos adaptarmos logo. Toda mudança requer paciência.

  • http://www.sollution.com.br André Vinicius Pires

    Considerando que a língua é viva e mutável, depois de 500 anos da colonização européia o nosso idioma é brasileiro e não mais português. Uma prova disso são as diversas palavras com significados diferentes em ambos os países, além das gírias incorporadas a cada idioma. A unificação seria o mesmo que retorceder ao tempo do imperialismo. O custo e o transtorno que isso vai acarretar a todos é incalculável e totalmente dispensável.

    Devido a globalização e principalmente pelo fato de vivermos no mesmo planeta, seria mais coerente criar um novo idioma universal, como o Esperanto que é uma língua criada para facilitar a comunicação entre os povos do mundo inteiro.

  • Marília Pastori

    Bom,eu vi as novas regras ortográfica e achei bem legal.Augumas não ficaram muito bouas, mais augumas foram boas.Espero me acostumar e não errar com todas essas palavra novas.

  • Vasco Ferreira

    Se era para mudar, porque não simplificaram logo tudo de uma vez?
    Fizeram foi encher com mais regras. Com “h” usa, sem “h” não usa, como sempre, cheio de exceções. Por mim tirava todo o tipo de acento como ja faço a muito tempo.
    E demoraram 10 anos para fazer isso…so pode ser brincadeira!!

  • fernando

    sera muito facil mudar o que ouros não querem, verdade sera queo tempodira se e mehor ou pior,mas não concordo que alterem o que no passado aprendi

  • RAQUEL

    EU NÃO CONCORDO… IMAGINA QUE MUITAS PESSOAS NEM SABEM O PORTUGUES DIREITO AINDA COM ESSA MUDAÇA ATRAPALHA CADA VEZ MAIS … UM INJUSTIÇA CPM QUEM JA ESTUDOU TANTO E TEM QUE REAPRENDER AS NOVAS ORTOGRAFIAS.

  • N.

    Apesar da mudanca ocorrer apenas na escrita, vai alterar bastante coisa.

  • cristina

    Eu não goste ñ mesmo muito chato quero.

  • http://WWW.TWITTER.COM/ERLONES Lon Folha

    eu concordo com as mudanças porque vai facilitar, antes era aCtor, hoje é ator, eu apenas sugiro que todos os acentos agudos fossem retirados, tanto na velha como na nova eu não entendo o uso de paroxitona, oxitona e assim por diante. Como toda regra tem sua excessão o ” é ” permaneceria com acento.

    icq.147889677

  • vivi

    vcs nao teem oq fazer nao é

    vao trabalhar seus desoculp´dos

  • vivi

    vai cuidar da vida de vcs e dexe a ortografia em paz

    rsrsrsrsrs

  • http://novaortografia claudinho

    eu concordo com as mudanças porque vai facilitar, antes era aCtor, hoje é ator, eu apenas sugiro que todos os acentos agudos fossem retirados, tanto na velha como na nova eu não entendo o uso de paroxitona, oxitona e assim por diante. Como toda regra tem sua excessão o ” é ” permaneceria com acento.

  • stéphani

    Eu acho desnecessário,essa nova ortografia, achei q sabia portugues,mas vou ter q aprender tudo de novo!!!

  • Circe Mara Citro Azevedo

    Achei um despropósito essa mudança ortográfica empurrada garganta abaixo dos brasileiros, a quem isso beneficia ? Brasil não é Portugal! Já se passaram 500 anos da colonização. Os livros escolares, dicionários, gramáticas vai tudo para o lixo? com certeza, porque não servem mais para nada … Quem se beneficiou com isso? Como os novos alunos vão pronunciar palavras com idéia, assembléia e outras que removeram o acento agudo? certamente igual aos portugueses: pronúncia bem fechada. Já viram a beleza da palavra autorretrato na nova ortografia? Acabaram com a beleza da nossa língua que, como a bandeira, e outros são símbolos da pátria e referência do povo brasileiro…. A língua é mutável, sim, mas quem a modifica através de anos é o linguajar do povo que vai criando novas expressões, novas maneiras de dizer as mesmas coisas, e não uma mudança obrigatória rapidíssima, misteriosamente surgida da noite para o dia e de cima para baixo…. Como tantas coisas nesse nosso país … é de chorar!

  • teixeira de sousa

    Será que a França, Inglaterra, e Espanha também tem realizado acordos ortograficos com as suas antigas colónias ? Nunca se viu tanta cedência. Já agora também podiam mudar a pronuncia para ficar igual ao Brasil.
    Portugal nunca soube defender a sua lingua nas estancias internacionais utilizando com frequencia o inglês e o francês. Os paises de expressão portuguesa são os que mais utilizam o portugues isto é, têm sido acérrimos defensores desta lingua mesmo nas nações unidas.
    Se vou para inglaterra, frança, espanha tenho de falar a lingua desses paises, por carga de água, quando essses cidadãos vem a Portugal nós é que temos de falar na lingua deles. Ha que ter orgulho na nossa lingua.

  • http://notenho Nando de Maceio

    Por que complicar se pode simplificar?….vejam, os exemplos dos computadores. Estão aí mostrando a simplicidade da coisa. O primeiro computador pesava 30 toneladas e agora….então o termo é “SIMPLICIDADE”.

    UM ADÁGIO : “QUEM NÃO COMPLICA, NÃO SE ESTRUMBICA”

  • victor

    vey vao ficar fazendo twiter e nessa porra desse site?

  • Anônimo

    A Ortografia vai ser um grande avanço, pois sera de grande uso para todos …
    Vocês deveriam ficar orgulhosos por quando chegar em um determinado pais que fale português poder falar fluentemente sem se preucupar com desigualdade de pais baixo ou alto …

  • IVOREMA SAYÃO LOBATO CHAPON

    A MUDANÇA NA ORTOGRAFIA NÃO ME AGRADOU. ESTOU PROCURANDO ME ADAPTAR, PORÉM A MAIOR DIFICULDADE ESTÁ NAS PALAVRAS COMPOSTAS. TENTAREI ME APRIMORAR.

  • http://nm,,m hhn

    jkj

  • ELIENE

    Pessoal! É claro que assusta um pouco. Como tudo que é novo. Porém não é coisa de outro mundo. Nossa língua é uma das mais complexas, sabemos disso. Na minha opinião ficou até mais simples para aqueles que sempre esqueciam o hífen por exemplo. Ou seja, assusta um pouco no início, mas se buscarmos pelos caminhos e fontes coerentes, logo estaremos assíduos também nessas novas regras…

Categoria: Curiosidades

Quais são os países que falam português?

História da língua portuguesa

Curiosidades interessantes sobre a Nova Ortografia – Quase Tudo Sobre Ela!

Categoria: Dicas da Nova Ortografia

Concursos – fique atento à nova ortografia

Nova língua portuguesa?

Micro-organismo ou microorganismo?

Aprenda: Anti-inflamatório ou antiinflamatório?

Como fica a palavra “reanálise” na nova ortografia?

Aprenda: Bem-Vindo, Bem Vindo ou Benvindo?

Categoria: Notícias

Como utilizar ou empregar o hífen. O emprego do hífen!

O efeito da nova ortografia na internet!

Conversores ortográficos para a nova ortografia

Guia Prático da Nova Ortografia

O acordo ortográfico é “inútil e improdutivo” ou veio para trazer benefícios para a língua portuguesa?

Editoras enfrentam grande demanda de adaptação

O que você acha do novo acordo ortográfico da língua portuguesa?

Novo acordo ortográfico obriga softwares a se adaptarem

Lusofonia cobra data para adoção da nova ortografia