O acordo ortográfico é “inútil e improdutivo”.

Notícias

Os imortais da Academia Brasileira de Letras estão se divergindo quanto ao novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

O jornalista Arnaldo Niskier diz que a reforma pode ser um pretexto para a população escrever melhor, enquanto Carlos Heitor Cony disse que tais mudanças fazem do acordo algo “inútil e improdutivo”. Ele também afirmou que “A língua é feita pelo povo. Não adianta o governo querer discipliná-la (…) Não é a primeira vez que vai se fazer esse acordo. A tendência é daqui a algum tempo [a escrita] mudar outra vez. Portugal jamais vai se submeter a certas coisas”.

Contudo, outros imortais se mostraram favoráveis às mudanças.

58 Comentários

  1. Pedro Pinto  •  22/10/2008 @7:53

    O senhor Carlos Heitor Cony afirmou que “A língua é feita pelo povo.”

    É por isso que aparecem muitos artigos onde os autores escrevem “mais” em vez de “mas”.

    :)

  2. flávia  •  04/11/2008 @14:17

    olha eu não gostei nemhum pouco dessas novas propostas,pq tudo o que eu estudei foi inútil?ainda bem que tenho bastante tempo para aprender essas novas regras,mas quem jah terminou o ensino médio?
    é realmente se tinhamos regras as mesmas deviam ser compridas.

  3. Serjão  •  12/01/2009 @15:27

    Esses velhinhos da Academia Brasileira de Letras, ficam lá comendo rosquinhas e tomando chá, depois vem com essas complicações da já complicada Lingua Portuguesa, umas mudanças sem significado algum, quer dizer, in ves de facilitar, complicam, alias, complicação é o que não falta no Pais! Porque não escrever de acordo com a real fonetica?

  4. Celene  •  14/01/2009 @11:03

    Assim como o governo dispõe de horário político, deveria dispor de “um minuto educativo” - talvez a cada meia hora, no rádio e na televisão, já que são veículos formadores de opinião e costumes. E, que tal a obrigatoriedade de se fazer ditado nas aulas de português? Não seria uma forma mais real de se ensinar a forma correta de se escrever? O escrever é tão importante quanto o falar. O que facilitaria o uso correto da língua portuguesa, seria acabar com as “excessões” nas regras. Essas mudanças só trazem atropelos e desperdícios de material, de dinheiro etc.

  5. Raquel  •  15/01/2009 @17:43

    Deviam nos perguntar, saber nossa opinião a respeito. As regras do português já são muito difíceis e agora, temos que aprender novamnete a escrever nossa própria língua.

  6. Raquel  •  15/01/2009 @17:44

    Deviam nos perguntar, saber nossa opinião a respeito. As regras do português já são muito difíceis e agora, temos que aprender novamente a escrever nossa própria língua.

  7. Abilio Vasconcelos  •  19/01/2009 @23:47

    Tiraram o trema. Por que ?
    Não fazia falta?
    Como fazer quando a “lingüiça enguiça”?
    E todos sabem que “aquilo é freqüente”!
    Se os “sábios” estão incomodados com os acentos que o tirem da palavra “sábio” e das demais palavras terminadas em “abio” pois não faz falta nenhuma. Ninguém vai ler “sabío” ou “labío”.
    Querem mais? O acento incomoda? Tirem-no tembém de todos os substantivos e adjetivos terminados em “encia” e “encio” que são mais de 500 palavras, pois ninguém vai pronunciar “sua excelencía”. O acento no “i” ficaria privativo das formas verbais.
    É muita sabedoria acabar com o que faz falta, como são os acentos diferenciais, e permanecer com os que não fazem falta alguma. É coisa de português ou de filhos de português?

  8. Pamella ~  •  20/01/2009 @10:48

    - puts, isso só apareceu pra complicar ainda mais a aprendizagem de todo mundo!
    - acho que quando essa nova ortagrafia foi assisnada, deu a entender que tudo que ESTUDAMOS foi completamente INÚTIL.
    - esse governo ai só é muito sei lá viiu, que nós brasileiro fiquemos “burros” pqê isso ein, af meu ODIEI essas propostas

  9. J. Martines Carrasco  •  25/01/2009 @14:36

    A raíz desse acordo ortográfico, mafioso, com a Velha Metrópole Colonizadora, é o gênio subserviente do Zé Sarnei.

    Anotem, não passarão 10 anos e teremos mais outra reforma ortográfica, para lucros dos dicionaristas e editoras, versando sobre nova ortograria. Tem sido assim e assim será. E o povão, usuário do idioma, além dos aborrecimentos, é quem paga a conta.

    Tenho proposta de ortografia RACIONAL E DEFINITIVA, para o idioma brasileiro, sem nenhuma alteração da fonética oficial, em vigor.
    Quem se interessar, ecreva para jm.carrasco@uol.com.br

  10. Regiane  •  28/01/2009 @22:14

    Agente passa a vida inteira aprendendo regras, e quando aprende muda? Assim não dá!

  11. J.Martines Carrasco  •  30/01/2009 @12:34

    PROPOSTA:

    ALFABETO E ORTOGRAFIA RACIONAL, DEFINITIVA, AO IDIOMA BRASILEIRO.
    (Um dia será útil)

    — Escrever conforme a fonética oficial da atualidade, atribuindo:
    “a cada letra único som; a cada som, única letra.”
    Escrever, inteligivelmente, com um mínimo de dígitos.

    1 - Desativando: as letras: q, ç, e h; os dígrafos: ch, nh, gu, qu, ss; e o trema.

    2 – substituindo q por c que toma o som daquela, em qualquer situação.
    Ex: ce; cualcer; cuincuênio; concuanto; escentar…
    (essas palavras serão escritas com C, em lugar de Q)

    3 – substituir ç; c (onde tinha som de s); e o dígrafo ss por único s, em qualquer
    situação.
    Ex: cisasa; asesor; nasimento; eselente …

    4 – substituir o dígrafo ch por X, em qualquer situação.
    Ex: xegar; boxexa; borraxa…

    5 - Criar o dígrafo ll para substituir o dígrafo lh, em qualquer situação.
    Ex: lle; callar; alleio

    6 – substituir o dígrafo nh, por ñ ( n sob til),
    em qualquer situação.
    Ex: froña; soñar; cariñaña.
    OBS: os itens 4, 5 e 6, permitem a desativação de H.
    Então passa-se a escrever: orário, erói… (sem H)

    7 – A letra G passa a ter o som de “gue”, diante de qualquer vogal. Ex: gageira;
    seginte… (escritas sem participação da letra U posterior a G)
    - Pela desativação do dígrafo gu, nas palavras como lingueta; linguiça … a
    letra U passa a ser pronunciada normalmente, sem pertencer a dígrafo.

    OBSERVAÇÕES:
    1ª) - os itens 2 e 7 permitem desativação do trema;
    2ª) - a desativação do trema sem desativar os dígrafos, “gu” e “qu”, em pouco
    tempo provocará deturpação à vigente fonética oficial. Ou então, pior,
    cairemos na complexa situação de alguns idiomas:
    - escreve-se de um modo, pronunciando-se de outro.

    8 – J assume o lugar de G, quando esta antecedia e e i.
    Ex: ajir; jigante, jenjiva…

    9 – Quando X for pronunciada com som de CS, essa dupla substitui X. Ex:
    complecso; anecso …

    10 – X e S, com som de Z, ficam substituídas por Z.
    Ezemplo: ezato; ezímio; gazoza …

    11 – as letras H, K, Q, X, Y, Z, seguem usadas em nomes próprios e
    abreviaturas internacionais.

    QUADRO SINTÉTICO, DOS EXEMPLOS já CITADOS,
    DA ORTOGRAFIA RACIONAL, PROPOSTA:
    _____________________________________________________________
    Exemplos | Na ortografia | Na ortografia
    dos itens atual proposta
    | |
    1 Hoje, herói ……………. oje, erói

    2 que, qualquer ………. ce, cualcer
    qüinqüênio …………… cincuênio
    conquanto ……………. concuanto
    esquentar ……………… escentar

    3 quiçaça, assessor …… cisasa, asesor
    nascimento ……………. nasimento,
    excelente ………………. eselente

    4 chegar, bochecha ….. xegar, boxexa
    5 lhe, calhar, alheio …. lle, callar, alheio
    6 fronha, sonhar ……….. froña, soñar
    Carinhanha ……………. cariñaña

    7 gaguejar, conseguir … gagejar, consegir
    argüir ………………….. arguir

    8 agir, gigante ………….. ajir; jigante,
    gengiva ……………….. jenjiva

    9 complexo ……………… complecso,
    anexo ………………….. anecso.

    10 exemplo, exato ………. ezemplo, ezato
    desuso, gasosa ……….. dezuzo, gazoza

  12. CEBATISTA  •  02/02/2009 @16:11

    senhores!
    Pelas propostas que estou lendo, tentando adequar o que desadequaram, temo que, se cada um der uma idéia e vier um único para aglutimar tudo que foi escrito e proposto teremos redações com a seguinte formação, como exemplo….
    S KARA TA QUERENDO MECHER NA GRAMATICA INCERINDO MODIFICACOES
    QUE NAO TEM NADA AVER. VAMOS COLOCAR UM . FINAL NECA DISCUSAO.
    E NOIS NO DVD

  13. Amanda  •  02/02/2009 @20:03

    acho que isso por um lado ajudaria né?
    mas na maioria dos casos isso ficaria muito ruim!
    todos nós já sabemos escrever e ler normalmente e agora esse governo quer mudar tudo de novo?
    seria como agente ter que aprender desde o jardim de infância né?
    fala sério!!!
    isso ai nao vai ajudar por muitas coisas, mas até que por um ladinho minimo tenho certeza que algumas pessoas vão gostar desse tal novo acordo!

  14. Thais  •  12/02/2009 @8:02

    Não tem como gostar desse novo acordo logo de cara, no começo vou me atrapalhar um pouco, mas algumas mudanças foram bem feitas, como o trema, quase ninguem usava mais, os professores nem cobravam mais isso nas redaçoes, pra mim que já acabei o ensino médio vai ser complicado, estou tendo que correr atras de informações, mas vai ser bom pra quem esta na primeira serie agora, mas eu tambem tenho certeza que daqui a algum tempo vão mudar tudo de novo, não acredito que os portugueses vão cumprir com essas regras.

  15. emilly L l  •  19/02/2009 @19:51

    eu acho uma besteira essa mudança

  16. carol  •  17/03/2009 @17:27

    sou uma rapariga da ponte se vc quer me comer vai para sao joao da ponte me pede que eu dou ok seja feio,bonio,magro,gordo eu gosto de comer qualquer um bjosssssssssssssss

  17. Larissa  •  04/04/2009 @21:44

    horrivel isso agente passa a vida toda apredendo as regras e muda do nadaa…
    tá fazendo agente de bestaaa é ?
    ;*

  18. leonardo  •  05/04/2009 @14:05

    fdskghreklkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkbjssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

  19. luciana souza  •  07/04/2009 @13:56

    A mudança é aceitavél mas deveria ser exposta em meios de telecomunicaçao mais detalhadamente.

  20. Concordo, perfeitamente, com as sugestões do Sr. J. Martines Carrasco (25.01 e 30.01.2009).
    Não vejo necessidade de mudança. Mas se é para mudar, que isso seja feito com inteligência e praticidade, com o intuito de melhorar; e não, de atrapalhar, como foi feito.
    Genésio Carvalho.

  21. ana laura  •  13/04/2009 @16:35

    esse acordo e uma…………………………………….. .

  22. ana laura  •  13/04/2009 @16:35

    esse acordo é uma ………………………. .

  23. Tião  •  15/04/2009 @22:44

    *—* isso não muda nada isso é uma merda tá loco credo num tinha uma coisa mais legal nessa porra aqui não caralho run :@

  24. Tião  •  15/04/2009 @22:56

    vão tudu pra puta ke os pariu

  25. _|_ essa merda ai aff vcs são lokos
    essa bosta de ortografia
    ja tem a nossa i vcs vem inventabndo essa ai
    ta loko nois luta estudando as nossas linguas
    i vcs vem quarendo comfundindo nosasa nossa cabeça _|_
    vcs tão qurendo fazeer nois de besta seu corno ??

  26. jq  •  14/05/2009 @21:52

    esse governo ta querendo transformar a ortografia em bosta, dificio de engolir.facil pra eles que ja sabem tudo de ortografia.mas para nós essa nova meleca que inventaram vai ser difícil pra caramba.pra falar a verdade nos mandaram pra aprender a ler e escrever tudo do começo, so pra lucrarem com dicionarios,kivros dessa nova merda.tá loko!!!!!!!!!que se dane essa ortografiae problema desses idiotasssssssssss!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  27. jq  •  14/05/2009 @21:53

    boooooosssssssssssssssssstttttttttttttttttttttttaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  28. Vamária  •  18/05/2009 @14:41

    Eu achei as mudanças bastante cabíveis. Pois tinha alguns acentos que era apenas de enfeites…
    Exemplo: o trema era apenas para dar um peso a palavra.
    o caso do acento assembleia.
    e vários outros…

    agora chegaremos mas perto dos outros países, estados que falam nossa lígua…
    eu estou totalmente de acordo…
    hífen,hífen,hífen
    o pior de tudo é que estou terminando o 3º e o meu livro ainda é na velha gramática….
    e pretendo prestar vestibular…
    mas se Deus quiser eu irei me adpitar.

  29. Camila  •  19/05/2009 @16:39

    Foi muito ruim na verdade será péssimo porque tudo até hoje que eu aprendi e meus colegas vai mudar e vai complicar bastante até nos acostumarmos!

  30. Luzia Ramos  •  03/06/2009 @20:36

    Poxa vida! Fiquei tanto tempo queimando meus neurônios pra aprender todas as regras de pontuação e acentuação, acentuo tudo mesmo e por enquanto não estou nem aí, pra falar a verdade não pretendo me preocupar, pois na minha época a falta de uma vírgula ou um acento correto era indispensável para analizar seus conhecimentos, o pior é que tenho de confessar não ter aprendido 100% e o pouco que aprendi, vêm uns tais de intelectuais e tiram tudo, até aquilo que não tenho. Fala sério! tanta coisa pra se preocupar ou fazer.

  31. eduardo  •  10/07/2009 @12:15

    fauta ouzadia para que tenhamos menos problemas qom, por ezemplo, a divercidade de letras para reprezentar os mesmos fonemas. Acho isto o fim da picada. Alem do mais, ezistem regras absolutamente melindrozas, qujo intento uniqo deve cer o de oqupar o tempo improdutivo de mentes desoqupadas.

  32. Renato  •  12/08/2009 @12:27

    Eu também não gostei dessas mudanças…

    Acho que a ortografia racional, com algumas ressalvas, seria muito bom.

    No caso do “q” pelo “c”, por exemplo, não acho viável a mudança. Mudar “porque” por “porce”, não dá.

  33. Renato  •  12/08/2009 @12:40

    Mas se mudassem a língua no sentido de simplificá-la, onde ficariam os professores de Português? Continuariam nas salas de aulas, porém com mais aulas de interpretação de texto, literatura, redação e menos aulas de gramática. O que na minha visão seria mais produtivo.

    Revolução ortográfica, já! ;D

  34. AJ  •  13/08/2009 @12:07

    putz… a flávia foi criticar e acabou falando errado.. “nemhum” e devem ser “compridas” …hehehe… acontece, mas…

    ô menina, antes submeter…certifique-se

  35. DAKOTAH  •  23/08/2009 @23:14

    MELECAAAAAAAAAAAAA

  36. DAKOTAH  •  23/08/2009 @23:15

    cade o resto?:(
    cade?cade?cade?cade cade?cade?caca de?cade?de?cade??

  37. Aline  •  24/08/2009 @17:38

    por que essa mudança esse ano?

  38. alex  •  30/08/2009 @11:07

    daqui uns tempos o mundo estará de cabeça para baixo…

  39. Daniel  •  31/08/2009 @16:03

    Eu ñ gostei muito dessa ideia, é um pouco chato.

  40. Grazy  •  13/09/2009 @1:24

    Na verdade esta nova regras de portugues chegou para complicar a vida das pessoa que ja terminaram o ensino medio.E na minha opinião acho que o governo deveria exigir que fossem abertas algumas turmas para quem terminou estudar de novo pelo menos só essas novas regras pois nem todo mundo tem dinheiro para pagar cursinho.Eu era ótima em portugues, mas com essas novas regras estou com muitas duvidas.

  41. tayna  •  14/09/2009 @9:06

    assim tudo q agente estudou foi inevitavel pq essa nova regra so vei para atrapalhar eu acho q sem essa nova regra agente nao ficava em muitas duvidas pq
    essa nova regra pra mim nao e muito boa e nem muito ruim mais ela vei com a
    imtuinsao de vim como a nova regra veio e todo mundo gosto da primeira ja e ssa
    nao vei com muita força para permanecer aqui mais agente pode aprender ela com agente aprendeu a primeira regra mais ate q essa e boa pq passa na televisao inssiunado um,as palavras nao e todas mais sao algumas entao vamos se esforça para aprender eesa nova regra…..!!!!!!!!!

  42. b=tata !!!!!!!!!!!!!!! =D  •  14/09/2009 @9:16

    kiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii regraaaaaaaaaaaaaaa eeeee essaaaaaaaaaaaa vai a merda vei !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  43. N.  •  18/09/2009 @17:02

    Eh , apesar da linguagem de voces , eu concordo .!

  44. N.  •  18/09/2009 @17:07

    colicaaaas

  45. Bob robson  •  23/09/2009 @17:12

    Acho que essa nova regra ortográfica facilitará muito para quem a criou, pois realmente poderá entendê-la muito bem! Será que podemos cria a nossa?
    ! E quanto a nossa?

  46. lady-ANNE  •  31/10/2009 @17:19

    aqui so se manifestaram duas categorias. 1- o letrado , e aquele que realmente sabe e tem a consciencia que sabe. 2-o analfabeto, metido a saber e so diz besteira.

  47. amanda  •  13/11/2009 @11:25

    foi bom ter mudado um pouco, mas para outras pessoas sei que não e fácil por ter diferenças mas acho que e ótimo porque diminui as palavras e facilita mas.

  48. eliabe  •  25/01/2010 @18:07

    Pedro Pinto, você falou sobre o uso do “mas”, e do “mais”. pode se utilizar os dois vai depender apenas do sentido em que é empregado. o “mas” trata-se de uma conjunção adversativa, enquanto que o “mais” e uma conjunção aditiva da ideia de adição soma.
    ex1.corremos muito, mas chegamos atrasados.

    ex2.fale menos e trabalhe mais.

  49. eliabe  •  25/01/2010 @18:15

    sabemos que existem as regras gramaticais a serem seguidas principalemente quando vamos escrever, artigos cientificos, resenhas, resumos etc. sobre essa frase “A língua é feita pelo povo. concordo plenamente, por que a maneira de falar de se expressar é cultural. o que não pode deixar de existir é a comunicação entre os povos, seja em que dialeto for o importante é a compreensão, a comunicação entre os povos.

  50. eliabe  •  25/01/2010 @18:24

    sobre reforma ortografica, não é a primeira vez que acontece no Brasil, já houve várias, por exemplo, há um tempo atrás escrevia-se farmácia com pharmacia. de inicio pode ser que as pessoas da época reclamaram do mesmo jeito que acontece agora. penso que é uma questão de adaptação.

  51. jose antonio assis  •  10/03/2010 @16:38

    Estou impressionado com a nova hortografia.
    Sabe, porque?
    Com tanta coisa pra ser feita no Brasil, me inveta essa.
    Teria que melhorar as escolas do nosso pais.
    Eu, conheço escolas que eu mesmo estudei que as vezes nao tinha nem merenda para as crianças.Nos tinhamos que reunir, para ter merenda para as crianças.
    Esses estudiosos tinham que ver a realidade e nao sair com um monte de asneira
    para querer aparecer.

  52. Lon Folha  •  18/03/2010 @19:34

    eu sou a favor da nova ortografia, e daqui ha algum tempo abolir todos os acentos agudos, com excessão do “é” .

  53. Patricia  •  22/03/2010 @13:16

    Ai kara fala serio nao sei pra ce mudar iso agora!
    “espero ce teña escrito certo né! ” kkkkkk

  54. Vanessa  •  21/04/2010 @16:01

    Isso é um desrepeito com todos! Fala sério mudar o que passamos anos de nossa vida para aprendermos. Isso vai dá muita é confusão! Achei essa mudança de novo acordo ortográfico uma burrice, quem teve essa idéia é ignorante e desocupado! Tanta coisa a ser feita e melhorada e o governo sei lá quem foi q teve essa idéia se preocupando em mudar a gramática.

  55. J. Martines Carrasco  •  06/05/2010 @1:26

    Ortografia racional = Proposta Parcial melhor exposta, no seguinte endereço:

    http://ortografiaracional.blogspot.com

    Grato pela atenção.

  56. valdinei da silva goudinho  •  02/06/2010 @18:39

    eu acho que a nova ortografia vai fasilitar muito a linguagem portuguesa no nosso dia a dia

  57. rivael  •  28/06/2010 @8:01

    o que muda a nova regra na minha vida?

    poorra nenhuma
    caset

  58. Cileide  •  07/07/2010 @17:30

    O BRASIL sempre foi assim,desde os tempo primórdios,”A casa de todos menos dos verdadeiros donos”.Esse novo acordo só demonstra que ele(BRASIL) continua submetido a outros países ate sua lingua de origem ficou esquecida na historia e hoje podemos mais uma vez nos deparar com mudanças e uma submissão a Portugal,se ja somos independentes por que nao PODEMOS optar pela escolha da nova ortografia?? ou porque nao foi levado ao conhecimento do povo esse acordo antes de ser assinado ou aceito pela academia brasileira de letras?????

Escreva um comentário

Tags permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>