O que é?

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi elaborado há 18 anos e só agora sai do papel para ser adotado a partir do ano que vem. O objetivo dessa reforma é sincronizar a ortografia de todos os paísesQuais são os países que falam português?. Leia mais ... » que falam portuguêsNovo acordo ortográfico obriga softwares a se adaptarem. Leia mais ... », acabando com as diferenças existentes entre eles.

Esse acordoO efeito da nova ortografia na internet!. Leia mais ... » atinge todos os países da Comunidade de de Países de Língua portuguesa, e já foi ratificado por BrasilHistória da língua portuguesa. Leia mais ... », PortugalHistória da língua portuguesa. Leia mais ... », Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Os demais países que ainda não ratificaram o acordo, na teoria, não fazem muita diferença e serão obrigados a usar o nova ortografiaNovo acordo ortográfico obriga softwares a se adaptarem. Leia mais ... », uma vez que basta a assinatura de três integrantes da comunidade para se adotar uma mudança.

No Brasil,  a partir de 2009, será adotada a nova ortografia e, entre 2010 e 2012, será o período de transição, onde tanto a ortografia antiga quanto a nova serão aceitas e, a partir de 2012, somente a nova ortografia será aceita.

  • http://[email protected] marilia santos da cruz

    Eu espero que essa nova acordo ortográfico não pro judique algumas pessoas, pois eu sei um pouco mais nem todos sabe . pois eu falo que é difícil saber de cor o novo acordo ortográfico.

  • MARIO SÉRGIO

    UM ACHEI ESCROTO ESSE ACORDO, A LÍNGUA NÃO SE SIMPLIFICOU EM NADA!! COMO DISSE PASQUALE CIPRO NETO, E JOÃO UBALDO RIBEIRO(GRANDES PENSADORES DA CULTURA BRASILEIRA): “ESSA REFORMA É UM POUCO TÍMIDA”, NÃO ACHAM?!
    SABE, TAMBÉM ACHEI!!! EXCLUIR OS “Cês”, “Pês”, MUDOS, O TREMA(NO PORTUGUÊS-BR), RETIRAR ACENTOS EM PALAVRAS COM “EIA”, OU “OI”, NÃO É O SUFICIENTE PARA SIMPLIFICAR A LÍNGUA!!!
    O PORTUGUÊS É UMA DAS LÍNGUAS MAIS DIFÍCEIS DO MUNDO PARA SE APRENDER, O CANTOR “STING” DO THE POLICE, JÁ CITOU ISSO UMA VEZ, APESAR DE ENTUSIASMADO EM COMPOR UMA MÚSICA EM PORTUGUÊS!!! O CANTOR RITCHIE(DE MENINA VENENO), É SUPERDOTADO, POIS PRA APRENDER UMA LÍNGUA QUE ATÉ O PRÓPRIO POVO BRASILEIRO ERRA, OU TEM DIFICULDADE DE DISTIGUIR CONCERTO, DE CONSERTO. ISSO DEIXA QUALQUER NORMAL MEIO LOUCO!!!

    PROBLEMAS DE DIFICULDADE DO PORTUGUÊS:

    1-USO DO FONEMA [Z] SUBSTITUÍDO POR MUITOS GRAFEMAS COMO [S], [X], FORA O PRÓPRIO [Z]. COMO EM RO(S)A, E E(X)ATO!!!

    2-USO DO FONEMA [S] SUBSTITUÍDO POR MUITOS GRAFEMAS E DÍGRAFOS COMO [Ç], [C], [SS], [Z], [X], E O PRÓPRIO [S], COMO EM: PALHA(Ç)O, (C)INEMA, SUCE(SS)O, PRÓ(X)IMO, PA(Z)!!!

    3-USO DO FONEMA [X], SUBSTITUÍDO POR DÍGRAFOS COMO: [CH]: BU(CH)E(CH)A, (CH)APÉU!!!

    4-USO DE DOIS ERRES PARA SUBSTITUIR UM ERRE BRANDO NO MEIO DA FRASE: CUIDADO!! A PALAVRA “ENROLADO” APESAR DE SER ESCRITA NO MEIO DA FRASE, SÓ TEM UM “R” SÓ!!!

    5- CONJUGAÇÃO DA 2ª PESSOA DO PLURAL(VÓS)= NINGUÉM SABE AO CERTO COMO ISSO FUNCIONA, JÁ TENTEI E NÃO CONSIGO, PREFIRO USAR(VOCÊS) NO LUGAR DE (VÓS)!!! PERGUNTE A QUALQUER BRASILEIRO SE ELES USAM ISSO NA LÍNGUA FALADA, E SE SABEM USAR ESSA PESSOA DE FORMA CORRETA EM TODOS OS VERBOS!! GARANTO QUE NÃO TENHA, SE TIVER, DEVE SER UM NERD NA SOCIEDADE!!!

    6- VOCABULÁRIO MUITO RICO COM MUITAS PALAVRAS COM SIGNIFICADOS SEMELHANTES OU IGUAIS, ISSO SEM CONTAR COM AS PALAVRAS CRIADAS PELOS POVOS DE CADA PAÍS LUSÓFONO QUE SÓ ELES MESMOS ENTENDEM!!!

    7-PALAVRAS PARÔNIMAS E HOMÔNIMAS EM DEMASIA FAZ COM QUE QUAISQUER ANALFABETOS ERREM QUASE SEMPRE, E QUAISQUER LETRADOS POSSAM ERRAR AO MENOS UMA VEZ POR DIA!!!

    8-USO DO QU, SS, RR E OUTROS CASOS DESNECESSÁRIOS!!!

    SOLUÇÃO:

    1-TODAS AS PALAVRAS COM SOM DE “Z”, SERÃO “Z”, TODAS COM SOM DE “S” SERÃO “S”, TODAS COM SOM DE “X” SERÃO “X”!!!

    2- O RR DEVE SER SUBSTITUÍDO POR UM ÚNICO “R” COM UM TRAÇO IGUAL AO HÍFEN EM CIMA DO PRÓPRIO, OS SS TORNA-SE-ÃO “S”, O “CH” SERÁ “X”!!!!

    3- PALAVRAS COMO CONCERTO E CONSERTO SERÃO CONVERTIDAS PARA CONSERTO E SEGUNDO O CONTEXTO DE CADA FRASE ASSUMIR-SE-Á O SENTIDO DE CADA UMA!!!

    4-BANIÇÃO DO USO DO “VÓS” POR “VOCÊS”

    5- USO DA LETRA “K”, INCLUÍDA RECENTEMENTE NO ALFABETO PORTUGUÊS PARA SUBSTITUIR OS “QU’s” COM SOM DE [K], POR EXEMPLO: QUEIJO POR KEIJO!!!

    6-MANTER O QU SOMENTE QUANDO O “U” OBTIVER SOM: “SEQUÊNCIA, SEQUELA”!!

    7- SE FÔSSEMOS APLICAR ESSAS REGRAS NA FRASE ABAIXO, ATÉ UM ANALFABETO, OU MENDIGO RARAMENTE ERRARIA:

    EX.: AQUELA ROSA ESTAVA PRÓXIMA A UM PÉ DE CHUCHU!!! SERIA ASSIM: AKELA ROZA ESTAVA PRÓSIMA A UM PÉ DE XUXU!!

    *OBS. FINAL: VIU?! AGORA VC SABERIA SEMPRE QUE TUDO QUE SE ESCREVE COM ‘Z’ TERIA O SOM DE ‘Z’ E VICE-VERSA!! O “AQUELA” PERDERIA DUAS LETRAS(QU) E FICARIA SÓ COM UMA “K”. TUDO QUE TEM X SERIA “X” E NÃO “CH”(AGORA VC PODERIA ATÉ FALAR O NOME ‘BARRICHELO’ DE FORMA CORRETA, E NÃO DIZER ‘BARRIXELO’).

    NÃO É PRA CONTRARIAR, MAS É UMA FORMA DA LÍNGUA EVOLUIR E TAMBÉM DE MOSTRAR PORQUE MUITA GENTE NÃO COMPREENDE NOSSA LÍNGUA E PORQUE NÓS TAMBÉM NEM SEMPRE A COMPREENDEMOS!!!

    ABRAÇOS!!

  • INGRID

    Eu acho que não seria necessário haver a mudança,
    e tudo que aprendemos desde lá do comecinho fica
    como se torna inutio? E para os professores formados
    principalmente os de português como vão ficar vão ter
    que aprender praticamente tudo de novo.
    Então essa tal comunidade de países
    de língua portuguesa deveriam ter pensado
    um pouco nisso antes de ter vigorado essa tal
    nova ortografia!!!

  • http://eunaoriodesuaspiadas.blogspot.com Júlia Helena Fornaziero

    Os jovens de hoje não sabem nem escrever o português direito (“fássil”, “serto”, “esemplo”) e ainda vão ter que mudar o que sabem por conta da nova ortografia? Acho isso uma perda de tempo. Vou prestar vestibular no ano que vem e estou estudando redobrado só por conta disso. Tenho mais o que fazer, poxa!

  • dayara

    me ajudem

  • dayara

    a minha pergunta é:quantos paises falam o portugues e quais deles houve a ultima reforma? ….. obrigadaa…….

  • Manuel da Padaria

    ORA POIS, POIS! QUEM FOI O RAIO DE PORTUGUÊS QUE INVENTOU ESSA DROGA DE REFORMA ORTOGRÁFICA? VAI CUIDAR DE MARIA, QUE ESTAR LÁ EM CASA!

  • Manuel da Padaria

    SE ENCONTRAR COM O LEITEIRO, O PADEIRO E O ENTREGADOR DIGA A MARIA PARA NÃO SE APRESSAREM A VOLTAR!!!

  • http://msn Lorena

    Aki se faz a comentarista 210 cm gosto oooooo manuu’

  • http://af.com GURU DO HIMALAIA

    AFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFF ATE MEU PAPAGAIO EXPLICA MELHOR

  • ilma

    eu acho que não vai adiantar de nada por quê eu sou estudante da 7ª serié e eu não tô nem ai e nem tô ligando

  • Guilherme

    Fica mais fácil agora pro planeta, e pro mundo… Mas é chato ter que estudar novamente de outro modo como não aprendemos antes… Muda o que aprendemos e o que o nosso cérebro armazenou será modificado…

  • http://oiiiiiiiiiiii nathália costa da silva

    queridos leitores queria passar e mandar todo mundo se fude com a porra de nova ortografia do caralho

  • kekel leite

    pra mim tanto faz é lei

  • kekel leite

    agora pior que fica muito mais dificil as palavras, até as provas que devemos fazer… e a redação que vai complicar tudo

  • Duudah

    Ao invés de se preocupar com questões mais importantes, vão arrumar essa droga de ortografia, para uma aluna de 7ª séria como eu, fica muito difícil, já demoramos para aprender um, agora temos que aprender tudo de novo, reavaliar toda a nossa escrita !

    ISSO NÃO ESTA CERTO !

  • victor

    e muito ruim
    porra isbela essa foi foda ne?eu acho que nao precisava de nada disso

  • dani

    E hoje, eu não sei, mais o que fazer em relação a isso. Está certo esta colocação…estou meia perdida com virgula…

  • http://www.luansantana.com.br Fanática por luan santana

    Luan Santana eu te amoo”

  • Aryane Albertassi

    Pode até ser .. mas pra quem tá julgando a forma nova de ortografia, estão julgando extraordinariamente errado, muito “dificio” né meus caros ?
    Vamos ler mais nação brasileeeeeeira!

  • Niel

    Não vejo motivo na qual modificarem a ortografia da língua portuguesa,pois,todos aprenderam de uma forma e terão que desaprender a forma correta.

  • Isaías

    Acho que essa nova ortográfia é so para tomar nosso tempo….Ao quanto muitos estudaram quase a vida toda para saber no final que um idiota chega,querendo saber de tudo e mudo completamente tudo…E brincadeira.Insreponsabilidade dessa nossa cultura…É um simple contraditorio,isso que estão fazendo…

  • http://novaortografia.com/o-que-e/ Geovana

    como se escreve “pre-congresso´´ na nova ortografia?

  • http://?????????????????teho10anos barbara kethellyn

    eu quero saber com que finalidade usamos o hìfen

  • Vi Barros

    VOSSEIS SÃO UM BANDU DE IDIOTA, NÃO INTENDERAM QUE ISABELA TAVAM ZUANDO COM A CARA DE VCS ???? KKKKKKKKKK…ELA FALOU ERRADU QUE ERA PRA VE SE VOSSEIS SABIAM O PORTUGUEI SERTO…….PLEO VISTO VCS CAÍRAM HEIN??? KKKKKKKKKKKKKKKKK

  • vick!!

    que porra nao tem nada de enteressante aqui caraio….

  • vanessa

    ficou uma droga porque estava muito bom da maneira normal, mais porque mudar?

  • MAIKON ELIAS

    OLÁ EU SOU MAIKON EU GOSTEI MUITO DA NOVA REFORMA ORTOGRAFICA E TAMBÉM DOS ACENTOS FICOU MELHOR DE PRATICAR E DEV ESTUDAR

  • MAIKON ELIAS

    EU AMEI A NOVA REFORMA ORTOGRACA

  • MAIKON ELIAS

    AGORA ESTUDOBEM MEL
    HOR

  • Bebo Abene Quadros

    REALMENTE ESTA A TORNAR UM POUCO DIFICIL SAIR DAS ANTIGAS REGRAS PARA AS NOVAS MAS NO DECORRER DOS TEMPOS ACABAREMOS DE NOS ADAPTAR LENDO-AS E PRATICANDO-AS….
    UMA COISA TAMBEM E CERTA. O FACTO DE QUE O VERDADEIRO PORTUGUES JA NAO SE ENTENDIA HA MUITO TEMPO…E TORNOU DIFICIL EXPLICAR A ALGUEM,PRINCIPALMENTE AS CRIANCAS QUAL A PRONUNCIA E A ESCRITA CERTA DUMA PALAVRA…QUANDO PELO MENOS OUVIRMOS OS BRASILEIROS A PRONUNCIAREM “ADAPTADO” (ADAPITADO)- E OS ANGOLANOS A UTILIZAREM SEUS CALOES QUE A MAIOR PARTE DOS JOVENS “PRINCIPALMENTE DOS PAISES DA AFRICA. A GUINE, O MOCAMBIQUE, O CABO VERDE E S TOME” FALAM, UTILIZANDO “CALOES” E AS CRIANCAS SO ESTAO ADQUIRI-LOS, O QUE NAO LHES AJUDARA NO FUTURO…
    ENFIM, GOSTARIA QUE SE FIZESSE MAIS ALTERACOES POSSIVEIS E TAMBEM PEDIR OS EDUCADORES INFANTIS E OS RESPONSAVEIS PELA EDUCACAO DOS MENINOS EM CASA, QUE TOMASSEM ISSO COMO ALGO REALMENTE IMPORTANTE, PRACTICA-LAS COM OS MAIS NOVOS PARA MANTERMOS O PORTUGUES QUE E UMA LINGUA BEM APRECIADA ACTUALMENTE EM TODA A PARTE DO MUNDO, PELO PESO GRAMATICAL QUE TEM.

  • bianca

    nao sei para q mudar a ortografia estava bom do jeito q estava

  • leticia

    n gostei

  • http://google Rayana

    Esse novo acordo tá muito chato! Quero saber como se escreve “Ninquem?” Que ó, acabei de escrever, e é uma chatice pq toda vez que escrevo tenho que aturar aquela listra chata vermelha. Tento ficar mudando mais toda vez que vou mudar a letra da palavra “Ninquem”, sempre da certo quando escrevo “Niquem”, meu deus é assim mesmo que tá se escrevendo “Niquem?”

  • lidia gatinha

    pra mim eu acho que tudo ta bom do jeito que ta mais uma mudança sempre ajuda

  • ana paula da costa porto

    eu acho muito divisem por causa que a gente acostumada a escrever de um jeito agora mudar tudo tomara que desse jeito seja melhor para todos

  • http://naotenho eu

    isso e perda de tempo bando de pau no coelinho,o governo so faz isso p enrolar as pessoas q estao estudando que diferença faz se eu escrever bem melhor e bemelhor

  • GabrielG11

    Não sei se vc’s sabem mais existem outros países que tbm falam em português.
    E o português deles não são como o nosso ^^ estranho né!?
    A nova ortografia foi feita por causa disso, para que falemos iguais já que a “língua falada” é a mesma.
    E quanto mais rápido isso fosse feito seria melhor, PQ QTO mais demorasse mais pessoas aprenderiam da forma que seria errado.

  • julia

    vei que bando de “AFALNABETOS”

  • ellis

    A maioria das pessoas achou ruim, mas isso logo passa porque elas vão acabar se aceitando a nova regra.
    As pessoas são volúveis!
    E estudar não mata ninguém

  • marta de oliveira borges

    Amei a sua forma de ensinar. Mande p mim a ortografia. Também alguns textos se vc puder.
    Abraços,

  • mickaely

    eu tbm to confusa deppois de anos que demoramos de apreender foi e botaram essa nova otografia anos q passei estudando como eh q vou apreender essa nova ortagrafia se eu ja me acotrumei cpm a outra devia se preocupar com as coisa mais importantes mas tgao se preocupamdo com uma coisa q ñ tem nd a ver pois eu ñ vou falar essa nova ortagrfia so fala quem quer eu Ñ QUERO

  • walbert

    a reforma ortográfica vem unificar a língua portuguesa em seus países de origem, isto é bom porum lad, mais é muito caro , basta olhar paraa estante de livros

  • Junior

    Não vejo porque a sociedade deve submeter os erros da escrita brasileira. Infelizmente os brasileiros atropelam a língua portuguesa, por isso espero que Moçambique não ratifique essa palhaçada feita entre Portugal e Brasil.

    Essa justificação de que vamos unir culturas é pura comédia, porque as existe culturas iguais. Essa é uma nova forma de colonização encontrada pelo Brasil e já que Portugal é pobre sente-se obrigado a lamber os pés do Brasil.

  • Alban Junior

    Não vejo porque a sociedade deve submeter os erros da escrita brasileira. Infelizmente os brasileiros atropelam a língua portuguesa, por isso espero que Moçambique não ratifique essa palhaçada feita entre Portugal e Brasil.

    Essa justificação de que vamos unir culturas é pura comédia, porque as existe culturas iguais. Essa é uma nova forma de colonização encontrada pelo Brasil e já que Portugal é pobre sente-se obrigado a lamber os pés do Brasil. Haja paciência.

  • bianca silva

    gostei,mas nao apareceu oq eu queria.Entao euacho q deveria modificar um pouco e mostrar oq a gente precisa

  • mylla marajó

    Realmente é triste… se vocês não conseguem aceitar meia dúzia de regras sobre o nosso proprio idioma, como vão aceitar mudanças em relação a fome, desemprego, desigualdade social entre outros? é por isso que realmente o Brasil não vai pra frente, pois tem muito “brasileiro” com preguiça pra tudo. Ou será que simplesmente voc~es não têm capacidade para aprender o que é novo? só sabem ficar na sombra do passado? meus pesames para os pobres coitados que viraram “plantas” pois não saem do lugar, ou viraram “caranguejos” só andam para trás…

    • Décio Gomes Scaravelli

      Uma coisa não tem nada a ver com a outra, Mylla. Não aceito o novo acordo porque afeta a todos e foi imposto sem ampla participação da sociedade. O povo brasileiro precisa de escola pública de qualidade e não de novos acordos elaborados em gabinetes de ministros da cultura que esquecem de fazer o seu trabalho para passar o tempo com futilidade às nossas custas..

  • willian

    sinceramente, isso chega a me deixar com nalseas so de pensar em quantas pessoas se importão com uma coisa dessas. pra q?

  • http://morgana morgana

    eu não acho legal isso pq faz com q a gente tenha q estudar mais, e as pessoas como nossos pais q aprenderam coisas no passado, sera q ele vão ter q voltar a escola tbm???

  • http://kkk viitoria

    dificil pra caramba

  • http://twitter.com/victorllara Victor Lara

    Vai ter que re-alfabetizar o país inteiro pra dar certo essa nova ortografia e etc.

  • rute

    acho muito difícil pra quem estudou a antiga ortografia agora ter que estudar a nova é dificil aceitar mas não vou deixar que isso mim prejudique se eu te ver que estudar eu vou mas não acho serto.

  • FABIANO

    Devemos estar sempre prontos para nos adaptarmos a novas realidades, a verdade de hoje amanhã pode não ser……

  • FABIANO

    Estamos falando de ortografia e muita gente, que escreveu antes não percebeu que cometeu diversos erros.

    devem estudar mais e criticar menos…….

  • leticia

    ñnnnnnnnnn gosteiiiiiiiiiii

  • leticia

    O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi elaborado há 18 anos e só agora sai do papel para ser adotado a partir do ano que vem. O objetivo dessa reforma é sincronizar a ortografia de todos os países que falam português, acabando com as diferenças existentes entre eles.

    Esse acordo atinge todos os países da Comunidade de de Países de Língua portuguesa, e já foi ratificado por Brasil, Portugal, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Os demais países que ainda não ratificaram o acordo, na teoria, não fazem muita diferença e serão obrigados a usar o nova ortografia, uma vez que basta a assinatura de três integrantes da comunidade para se adotar uma mudança.

    No Brasil, a partir de 2009, será adotada a nova ortografia e, entre 2010 e 2012, será o período de transição, onde tanto a ortografia antiga quanto a nova serão aceitas e, a partir de 2012, somente a nova ortografia será aceita.

  • leticia

    sera aceita

  • leticia

    tem um monte de palavra ai repetida!!!!
    depois fica falando da ortografia

Artigos relacionadosclose
Pinterest