Teste seu conhecimento sobre a nova ortografia

O que você acha do novo acordo ortográfico da língua portuguesa?

Use sua voz para se expressar e mostrar ao mundo sua opinião sobre o acordo ortográfico! Quais as suas maiores dificuldades? O que você mais ou menos gosta?

  • Ana

    Achei uma besteira essa nova ortografia, so serviu para encher mais a paciencia das pessoas e fazê-las estudar mais. Nao entendi o motivo desta mudança, mais ainda assim achei uma besteira, imagina quem esta quanse passando para o vestibular e tem q estudar tudo de novo?? Nao gostei ;x;x;x

  • http://google Talyson Peter

    Pra falar a verdade esta nova regra estar sendo muito dificil para todos, principalmente para quem ja terminou sua faculdade ou seu ensino medio, para aqueles que ja terminou seu 3º ano ainda tem como aprender vai ser um pouco dificil mas se ele se esforça ele aprenderar, mas e para aqueles que ja terminaram a sua faculdade ? como ficaram? sera muito dificil pois eles vão ter que voutar a estudar, tipo: deveram quer comprar novos livros com a nova regra de ortografia e se atualizar na internete. E para aqueles que naum tem condições de comprar novos livros e não tem asseço a internete? eles vão fazer o que agora? por isso que estar nova regra foi sem precizão, sabe por quer? por que tiveram muito tempo para mudarem estar nova regra e por quer só agora que resolveram mudar a ortografia.
    Deveriam terem pençado em todos nois antes de fazerem esta nova mudança, por que nem todos vão conseguir se adapitar com a nova ortografia.
    Voces tiveram anos e anos para fazerem estar mudança.E pq so agora isso?
    passamos a nossa infancia e a nossa juventudo todinha estudando a antiga ortografia, depois de anos vem um e dita o que devemos fazer.Isto é errado,como ja diseram o Presidente acha que a nova ortografia é facil.Não queremos ser como ele, antes era um analfabeto e agora ele como sabe de algumas coisas ele quer ditar o que devemos fazer …

    HAHAHAHA…

    Ele deveria parar e pensar um pouco em todos, e não pensar so nele.

    Pense um pouco no BRASIL …

    Antes ja tinhamos muitos Analfabetos e agora pronto…

  • loka

    eu odieiiiiiiiiii issso e uma bestisse…..k nojentoo

  • loka

    wtylyu6i9o697896896969967967969697

  • loka

    eu sou d++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

  • http://rcischddsd richerd

    Eu acho muito legal ,para todos nós aprender melhor só faltava isso

  • LEONEIDE

    creio que fica mais dificil dominar tudo aquilo que a muitos anos estamos tendando assimilar.

  • Jéh Bressan

    Na minha opnião, a reforma irá beneficiar muito mais os idiotas que não querem estudar, do que nós esforçados, lutando por uma vida diguina de um bom estudo.
    obrigada 😉

  • http://globo Gerlane

    Orrivel

  • joice

    eu gostei da nova ortografia È bom que agente aprende novas coisas

  • http://www.netsite.com.br samanta

    odiei!um absurdo!tantas coisas pra ser mudadas no Brasil,estao preocupados com a lingua portuguesa.nao esta tendo nem professores pra ensinar.quero ver o que vai dar.

  • Antonio Barrreto

    Bom dia gostaria de saber quanto tempo nos conhecemos ha ortografia antes da nova que só vai ser bom para quem esta comersando os estudos e pra aquele que estudaram na decada de 70,80,90 o que vão fazer para se adapitar não pensarão nisso.

  • Micélia Cris

    Confesso que não gostei muito da idéia, porque já tinhamos um português formado e ele agora não vai servir praticamente de nada… Para quem irá iniciar a vida escolar agora va ser ótimo, terá facilidade, más aquelas pessoas que tem uma formação em LETRAS (por exemplo), como q fica? =( Vai ser difícil…

  • http://jhjjj marianaaa♥

    Ja estava adaptada em outros tipos de regras,acho q por causa disso ficou um pouco mais dificil…♥♥:)

  • Mohamad

    vc tem que esta sempre preparado para as mudanças do mundo .

  • Biele

    Tem tanta coisa que ser feita no Brasil… vão “reformular” logo a lingua portuguesa? aff.. fala sérioOo!!!!!!

  • http://ferraricarrobm2009@hotmail.com luana

    foi bom um pouco e pratico de se enterder eu ja aprendi a trema não se usa em mais nada…só em nomes proprios o hifen eu ja sei mais pra explicar é muito….
    bjos boa sorte com a nova ortografia………

  • Cris

    Não gostei nenhum pouco, achei idéia péssima!!
    Já não sei se o que escrevo atualmente está certo ou não!! Horrível!!! Pq não reformar a política?

  • joana

    Acho que primeiro deveriamos ensinar as crianças a lerem e escreverem corretamente,algumas palavras em que foram retiradas os acentos ficara mais complicado ainda para os futuros brasileirinhos ou seja os pequeninos que vao ingressar na escola. Sinceramente nao achei nada bom essa mudança,deveriam se preocupar com outras coisas muito mais importantes.

  • Thaysa

    Eu Odeio !’ :@

  • ERICA

    Não gostei,pq levei tantas broncas para aprender e agora vou ter que desaprender tudo,essa “nova lingua portuguesa”será boa para as novas gerações,mas quem a vida inteira estudou de outra forma será muito difícil,tenho um filho pequeno e terei que voltar a estudar para ajudá-lo futuramente.

  • Nazare Victoria

    Eu adoreio so assim termos uma grafia padronizada!

  • karina pedrozo

    eu odeia essanova ortografia
    é uma saco
    agolra que nós aprendemos a outra grafia
    vcs mudam tudo
    como eu fiko nao entendo nada disso deveria te que
    seer o mesmo jeitop de escrever e tal…………….

  • riciélem

    Eu pessoalmente odiei, quem fez isso fez somente para complicar ainda
    mais a ortografia, se ja tinha uma regra não vejo nenhum motivo
    para muda-las.
    Tenho certeza que por causa desse acordo de mudanças vários alunos que estão
    acostumados com a antida irão ser prejudicados

  • Beatriz

    Essa gente que está lá no governo, ganhando pra trabalhar pelo povo e para o povo, em vez de se preocupar com coisas mais importantes, vão se preocupar logo com a ortografia, se os alunos já não escrevem direito e com a internet, alunos e usuários escrevem cada absurdo, nem muito menos assimilaram as regras da ortografia anterior. Quanto mais a atual. se fosse fazer alguma diferença. Concordo com o pessoal aí em cima, realmente tem tantas outras coisas para eles se preocuparem. Alguns professores hoje em dia não sabem nem falar, nem muito menos se expressar, quanto mais absorver a nova ortografia para passar para os alunos.

    Aposto que eles não perdem tempo cuidando do problema dos moradores de ruas, isso não interessa mesmo, dos sem terras etc etc e etc ……

  • tayna

    Eu achei ruin porque vai ficar dificiu para aqprender

  • stephania

    bom! eu acho que ñ precisava disso tudo. Mas Ta bom fazer o que né… mas pra quem gosta de estudar ta ótimo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • http://novaortografia.com/o-que-voce-acha-do-novo-acordo-ortografico-da-lingua-portuguesa/ Ketlen

    orkut kem kiser me add

    Ketlen_lindinha20@yahoo.com.br

    eu ñ sei nem o antigo imagina o novo eu to ferrada comu vou fazer issu e muito chatu para eu entao eu ñ gosto de estudar mais agora vou teiki gostar ne fazer oke.

    beijuss
    para todoss

    bye bye

  • Ari

    90% das pessoas que criticam o novo acordo ortografico não sabiam escrever dentro das regras antigas com a presteza que a regra exigia. Os outros 10% que criticam são individualistas que ainda não se deram conta de que o acordo para nações importantes como Angola e Timor leste.
    As mudanças requer uma adaptação, somente isso. então parem de reclamar e vamos retomar algumas aulas.Não custa nada dar uma olhadinha no Bechara novamente. O Problema é que o brasileiro é um grande preguiçoso!!!Sou brasileiro também, mas é nessas horas, diante de tanta imbecilidade, que sinto vergonha de o ser.

  • Vanessa

    Pessimo. Os analfabetos agora escrevem melhor do que eu. Justo os que nunca aprenderam ou se interessam em aprender sao os que mais sabem agora.
    …é… o mundo é injusto…
    Meu esforço (na escola) para o lixo. Mas, um dia eu ja soube escrever bem.

    …eu agora não pontuo mais nada! Até aprender direito!
    Enquanto isso. Eles escrevem bem.
    (rs)

  • http://Hotmail Aquemilin Evani

    Eu achei que a nova ortografia muito legal porque reconhecemos as novas gerações de letras.
    Eu gostei também porque fica muito mas interessante conversar com professores sobre assuntos de nossos interesse.Por outro lado também é chato ter que ouvir professores falando pra que nos aprenda a escrever direit. Ate parece que todos nos temos culpa de outros não saberem ler, escrever, etc. Obrigado

  • Nina

    Aqui no Brasil as pessoas costumam se preocupar com o que no momento esta indo muito bem, penso que ao invés de termos nova ortografia, deveríamos ter novas leis, acho que isso sim seria mais importante e mais eficaz.
    abraços

  • celso

    inutil – ou seria inútil? Isso faz com que as poucas pessoas que sabiam escrever no país tenham dúvidas quanto a essa capacidade.

  • alinne

    eu odiei ………………

  • Mauro

    Foram alterações que desagradaram brasileiros e portugueses pois, além de não tornar mais fácil as regras de ortografia, fez com que as pessoas tenham dúvidas constantemente na hora de escrever. Uma das grandes vantagens que a língua portuguesa tinha era de que uma pessoa conseguia pronunciar uma palavra pela sua escrita, mesmo não a conhecendo anteriormente. Isso não acontece em inglês por exemplo (veja o exemplo de “live”, que tem duas pronúncias dependendo do significado). Com a nova ortografia, deixamos de ter essa vantagem (veja “linguiça” e “preguiça”).

  • Lincon

    O pior problema deste acordo são os acentos diferenciais que permaneceram em apenas duas ou três palavras. O saco é que na hora de ler, mesmo na leitura silenciosa, a pessoa sofrerá uma pausa na leitura, para identificar se, por exemplo, a palavra é para (verbo) ou para (preposição). É claro que, devido, ao contexto, será possível identificar. Mas é que existem alguns casos que podem ser ambíguos. E aí? Não será impossível, eu sei, mas irá complicar um pouquinho.
    Acho que estes gramáticos deveriam fazer uma reforma que, além de padronizar a língua nos países de portgugês, possa também simplificar a escrita.

    É isso. E depois tem outra que me esqueci: a verdadeira gramática da língua portuiguesa é a de PORTUGAL, visto que a língua surgiu ali ( tanto é que se chama língua PORTUGUESA ).

  • alessandrosan

    eu acho bom

  • adenilton

    eu não sei nem o antigo direito ainda mais o novo…..não gostei dessa mudança…e mais da metade dos brasileiros também não gostaram….

  • professor

    soh profesor de portugeis e nau intendi porkaria neuma, meos alunus estau fudidu. kkkkkkkkkkk, vau fiqar anaufabetu.

  • Priscila

    Uma verdadeira palhaçada!!! As pessoas nao conhecem nem a antiga ortografia direito que dirá a nova. Antes de inventarem essa besteira os governantes deveriam estar preocupados com o futuro dos alunos nas escolas que sequer tem base para aprender as matérias obrigatórias. Isso quando eles estao nas escolas! Quanta falta do que fazer…

  • celinha

    nuss
    detesteii
    pois aprendemos de um jeito e agora estaum querendo mudar!!aia
    nos q somos novos ainda conseguiremos aprender e aqueles q naum praticam redaçao!!
    tinham q reconhecer esse lado tbm..
    td q aprenderam esta jogado no lixo!!
    tds estudaram para aprender coisas com ifem,trema,decoraram regrinhas de acentuaçao…
    pra que??
    pra depois ter q mudar td!!
    e FODA
    beiijos

  • http://www.verdescola.com.br frannciellen santtana

    bem ñ gostei da nova ortografia porque vc demora anos e anos para entender e aprender uma coisa e depois de uma hora pra outra vem alguém e muda é
    como vcmudar de casa vc, no começo acha bastante estranho mas com um tempo acaba se acustumando se eles acham q a nova ortografia vai melhora a escrita e a até a maneira das pessoas escreverem vamos esperar pra ver.

    espero pra ver.

  • http://www.verdescola.com.br frann santana

    bemm a nova ortografia é uma coisa q mudou totalmente a maneira das pessoas escreverem agora as pessoas vão ter q ser preocupar mais com a maneira de escrever se antes era dificil imagina agora?se as pessoas achavam a antiga ortografia dificil ,agora vão achar o fim do mundo eu bem q sei disso estou no oitavo ano do ensino fundamental e estou achando um saco ter q mudar a maneira de escrever, apessar de ser uma boa aluna e tirar boas notas. com a nova ortografia estou tendo uns probreminhas com isso mas nada q uma pesquisas e visitas nas biblioteca ñ resolva.praticando tudo se resolve até mesmo na escrita.beijos e abraços.

  • http://www.verdedemais.com.br phiettra laura andrade soares

    odieiiii

  • Renan Pereira

    Achei o novo acordo ortográfico muito ruim,pois eu ja havia me acostumado com a velha ortografia, apezar do novo ser bem mais moderno, e minha colega achou a nova ortografia HORRÍVELLLLLLLL

  • dtrtryth

    osiei e este renan pereira e retardado ou oque?

  • Rafa
  • Bozo
  • Luiz Felipe moretti

    fiote de cruz credo

  • Maldoror

    – Ao diabo governo, povo, academia!

  • Gordo Vacilão

    Nãoo gosteii dessa nova Ortografia

  • Andressa Borges

    Sinceramente… Para ficar ruim, precisa melhorar muito!!! Se tinha dúvida de como escrever, agora estou me sentindo uma analfabeta… Já pensou escrever tudo sem hifen e Micro-ondas ter ficado deste jeito! Ou deveríam tirat o hifen e os acentos de tudo ou não… Como tudo, primeiro mudam e depois houvem as opiniões… Aliás, quem inventou isso com certeza não quer saber de opinião… mas agora já realizei a minha

  • renata

    adiantou o que concluirmos o ensino medio ja foi dificil imagina agora que mudou tudo acho que é serviço de quem não tem o que fase com tanta gente passano fome e esses caras fusando nu que ta queto,ajuda quem ta precisando negativo.falta du que fase num é;isso é falta di vergonha na cara…

  • http://barrovermelho-curaabahia bruno fereira santos

    O primeiro ano do ensino tecnologico de Barro vermelho achou uma besteira essa nova ortografia.é pessimo não é?

  • http://arianer@bol.com.br Ariane

    Olá pessoal!
    Acho interessante a quantidade de opiniões sobre o assunto, todas muito mal escritas. As pessoas reclamam da nova grafia, mas cometem erros terríveis já com a grafia tradicional. Apesar com Z, onde é que já se viu isso, meu bom Deus!!!!!

  • guilherme

    eu achei uma otima idéia,pois facilitou bastante na hora de escrever
    só nao concordo com a retirada do hifen em algumas palavras como infra-estrututa q com a nova regra nao tem mais o hifen

  • PENELOPE

    UMA ABERRACAO DA NATUREZA DAS CONVENCOES! PORQUE NAO CONSULTARAM OS PROFESSORES DE LINGUA PORTUGUESA QUE UTILIZAM A LINGUA EM SUA PRATICA, LIDANDO DIRETAMENTE COM O PUBLICO ALVO? PORTUGUES E’ COMO LOGICA MATEMATICA, SE NAO EQUACIONA, NAO EXISTE FORMULA. O BONITO DA LINGUA E’ O SEU DIFERENCIAL. ENTAO, ADOTEMOS O ‘SECO’ INGLES DE UMA VEZ POR TODAS!!!

  • Raissa

    gostei por que facilitou para muitos,quem nao gostou nao quer aprender ,mas se quiser estude que nada vem de mao beijada.

  • Valdenice Santos

    Achei uma péssima idéia e uma tremenda falta de respeito por nós que falamos e escrevemos em português, alguém nós perguntou se queríamos que mudasse?Sinceramente são poucos os brasileiros q sabem falar e escrever o português corretamente.Talvez estávamos aí a começar aprender a antiga norma, aí vem uma atual e estraga tudo…

  • keninha

    Eu odiei essa nova ortografia,acostumei com essa atimga agora eles vem querer mudar .eles naum teiim é o que fazer só pode ser né

  • Elizabete de Sá

    A reforma ortográfica, significa preguiça ortográfica. Se tem um pais ou mais que não consegue entender o português, então que estude mais, se vire para entender e não a Lingua Portuguesa se adaptar a um monte de gente ignorante que não tem capacidade de entendê-la, e assim mudar nossa ortografia. Ou faça como eu que não sei escrever sem que um dicionário não esteja do meu lado, e assim ainda erro. Eita lingua danada, arretada de linda. É uma das coisas mais linda que temos e devemos preservá-la. Meu marido é escritor e nos livros dele não constará essa tolice.

  • Felipe matoos

    Porra essa nova ortografia fudeu a minha vida caramba.
    vam tomar no cuuuuuu seus porras

  • elias

    ñ da para se acostuma!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • eloiza

    agente demora seculos pra entender!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Paty

    Naum gostei disso

  • brenda

    muito idiota

  • clARA

    Eu acho q tinha outras coisas mais importNTES PARA se preocuparem…… num gostei

  • nildo

    proveitoso é que diminui algumas palavras com acento, só isso

  • maria bernadete l w

    A Nova Ortografia
    Achei-a muito falha, visto que o H não é fonema, por que já não o aboliram também?
    Para que tantas complicações, deveriam descomplicar- por exemplo,
    casa, o som é de Z, por que não escrever conforme o som da palavra?
    G e j- complicado também: deveriam abolir um pelo menos.
    x e ch- um pelo menos deveriam abolir!!!
    Não deveria existir acentos(crase, agudo…)
    Bem, há tanto o que aprender e agora: decorar e entender tudo novamente!
    Tenho dó dos vestibulandos!rsrs
    Mas as mudanças estão aí e temos, como bons cidadãos, nos adaptarmos.
    Fazer o quê! Né!rsrs

  • SORAYA

    COMO A LEI FOI PROMULGADA NO GOVERNO DE UM SEMI-ANALFABETO, SÓ PODERIA RESULTAR NUMA SITUAÇÃO, NO MÍNIMO, RIDÍCULA E DE TOTAL PERPLEXIDADE.

    SÓ DEUS MESMO, COM MUITA REZA, PARA SE PODER TOLERAR TAMANHA INCOMPETÊNCIA.

    SEGUNDO O ATOR E HUMORISTA MARCELO MADUREIRA, EM RECENTE ENTREVISTA EM REDE DE TV À CABO, QUE FOI CENSURADA, ALEGA QUE A NOVA GERAÇÃO ADOLESCENTE, QUANDO CHEGAR À FASE ADULTA, É QUE IRÁ SENTIR AS CONSEQUÊNCIAS DAS BARBARIDADES PERPETRADAS NO ATUAL, INCOMPETENTE E CORRUPTO GOVERNO “CABEÇA CHATA/ORELHA DE PORTA DE FUSCA ABERTA”. CONCORDO, NA ÍNTEGRA!

  • Lucas

    Não gostei

  • Ana Cristina

    Se a televisão começar ajudar com cursinhos com certeza a turminha do não gostei vai mudar de opinião, como a midía manda nesssa cabecinhas , será bem proveitoso.

  • Pablo

    Para autores e editoras está sendo ótimo, já que, com o acordo, tudo que foi editado passa a estar errado. Talvez esteja aí o motivo principal do acordo.

  • http://www.google.com lara

    desse geito daqui uns dias estaremos falando italiano
    ):

  • http://www.google.com lara

    lálá

  • Antonio

    Não liguem, logo logo todos vão se adaptar… Afinal temos até uma “PRESIDENTA”, quem sabe não tenhamos uma TENENTA, UMA CORONELA, etc… afinal, falar errado virou mania. Só espero que publiquem logo esse dicionário. KKK
    Fui…

  • Adriana

    Gente, calma
    o Novo Acordo Ortografico
    Não é um bicho de sete cabeça.

  • Emily Alves de Araujo

    Tudo bem que não é um bicho de sete cabeças,
    para as crianças que estão começando a estudar agora é facil se acostumar,
    mas e para quem está no ensino fundamental e médio, ou vai cursar faculdade?
    A língua portuguesa nao deveria mudar, isso só torna as coisas mais complicadas ainda… Comprei o dicionário de acordo com a nova ortografia e achei o cúmulo.
    A unica coisa q eu apoio é incluir as letras “y”, “w”… por causa dos nomes que são escritos com ambas…

  • sandy

    as crianças vão pegar facil mais enos adolesentes?

  • http://the-fame-fashion.blogspot.com Rafaela

    Eu acho um saco pois vou ter uma prova sobre isso amanhã e mto chatinho terque aprender tudo d nv

  • Jeniffer

    concordo com o que foi dito acima….quem esta começando a estudar agora(as crianças) vai ser fácil se adaptar a essa nova ortografia que o cumulo do absurdo…mas e pra que esta no ensino fundamental ou médio ou que já vai para a faculdade…não vai ser fácil não!!!

  • Albano

    Eu discordo plenamente com esse acordo ortográfico, a língua portuguesa não pode ser escrita de forma bábara isso é banalizar a origem e essência da língua portuguesa. Não é por causa de um país q não fala e escreve o português de forma correta q deve ser alterado a ortografia, eu acho q todos os países q querem q haja compreensão na linguagem devem pesquisar mais e aprender a língua portuguesa. O facto não é fato e quotidiano não é cotidiano, húmido nunca foi úmido. Muitos sabem q até a má acentuação é erro, como é possível húmido ser o mesmo q úmido e fenómeno é o mesmo q fenômeno. Se ambos estiverem certos sinceramente já não sei q língua falo e escrevo. Cabe aos nossos dirigentes da educação explicarem-nos q língua falamos, se é português, Brasileiro ou Português-Brasileiro. Eu sou Angolano ainda escrevo e falo em português porq mesmo não nascendo em Portugal eu amo a língua portuguesa e espero q a Língua Portuguesa correta não morra.

  • gabriel

    precisei fazer um trabalho de redação e consultei o site para melhores informações e concluir meu trabalho escolar más vi q o site é bem incompleto pois não achei os requisitos em questão:
    -acentuação gráfica
    -hífem composto
    -pefixo.
    eu também nem sei pra q nova ortográfia se o pessoal não sabe nem a velha vai aprender a nova?lógico q não en ves de o povo cuidar da fome,miséria,assassinatos,esupros e etc,não vão mexer em português vê se pode e eu continuarei a escrever do meu jeito e azar mesmo.

  • Tam

    O q vai adiantar, eu gostar ou não da nova ortografia, o q adianta achar ou não achar, por acaso vai mudar alguma coisa, então paramos de ficar se lamenntando e vamos aprender, nó dependemos disso para passar emconcursos e tudo mais.
    As pessoas q fizeram essa mudan~ça, não estão nem ai para agente.

  • Vilma

    Seria mais inteligente e prático se o trema fosse mantido e o hífen totalmente eliminado. É loucura total decorar as regras do uso do hífen!

  • Godofredo

    Achei uma puta falta de sacanagem. Vou xingar muito no tuíter.

  • tiago

    ridiculo

  • Rosi Baialardi

    Eu achei complicado porque eu aprendi de um jeito e agora mudou algumas regras onde terei que reaprender novamente.

  • Mario Guintana

    Eu não gostei desta mudança por que já é dificiel de compreder e vem pessoas que não tem mais o que mudar e vem complicar a vida dos alunos

  • todinho

    Não gostei muito, algumas palavras até ficaram mais fáceis, outras mais complicadas as vezes confunde, estávamos acostumado com a ortografia antiga, agora temos que estudar de novo para aprender a nova ortografia.

  • chico

    Acho que não deveria ter aumentado e mudado o alfabeto,pois as letras K,Y,W são mais usadas no inglês,as demais mudanças só ajudam a dificultar mais o português e enriquecer as editoras,imaginem se não tivesse mudanças,como venderiam mais dicionários?

  • marco antonio visca duarte

    PARA a minha geraçao com mais de quarenta que voltou a estudar ter ainda que se acustumar
    com a reforma ortografica,é mais uma dificuldade mais para quem esta começando não vai encontrar muita diferença.

  • QUELEN ADRIANE

    ODIEI COMO SE EU VOLTASSE 1 SÉRIE. SE EU FOR PRESTAR VESTIBULAR E FAZER REDAÇÃO,COMO VOU ME SAIR???

  • Chica da silva

    É legal a nova ortografia mas para uma redação é muito complicado exige muita atenção pois mudou bastante a escrita de muitas palavras.

  • Nane oliveira

    É legal a nova ortografia mas para uma redação é muito complicado exige muita atenção pois mudou bastante a escrita de muitas palavras.

  • Diu…

    Como vou conseguir passar no vestibular agora? Alguem pode me dizer?
    (eu odiei). É como se eu não tivesse estudado nada.
    Por favor gente, é preciso dar uma geral no nosso país, tantas coisas importantes para se preocupar, miséria, fome, drogas, prostituição de menores, descaso com os idosos, saúde precária, hospitais de péssima qualidade,novo acordo ortográfico??? fica sem sentido diante de tudo isso…(ta certo que não dá pra ficar aqui sentada só reclamando…mas…tá louco…tchau pra ti vou estudar, estudar ,estudar….)muito obrigada…heim!!!

  • gabriela

    Nunca gostei da ortografia.
    Não é agora q eu vou gostar…

  • http://folha.com.br adalberto rodrigues da silva

    Nenhuma utilidade trará. Continuam abertas as janelas para estrangerismo, o que provocará, ainda mais, maior alienação de nossa língua.
    Simplificar a racionalizar nosso idioma é a saída. Tenho a receita.

  • josé geraldo coelho

    Para os que não gostam de ler e escrever, tornou-se um grande pesadelo, mas para os amantes da leitura e da escrita, está ai uma nova maneira de fazê-los! Gostei da ideia!

  • http://hotmail walison

    iso e um abersurbo de naõ reSPeuto…………kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eles querem que agente escreva assim é ????????????????????????

Categoria: Curiosidades

Quais são os países que falam português?

História da língua portuguesa

Curiosidades interessantes sobre a Nova Ortografia – Quase Tudo Sobre Ela!

Categoria: Dicas da Nova Ortografia

Concursos – fique atento à nova ortografia

Nova língua portuguesa?

Micro-organismo ou microorganismo?

Aprenda: Anti-inflamatório ou antiinflamatório?

Como fica a palavra “reanálise” na nova ortografia?

Aprenda: Bem-Vindo, Bem Vindo ou Benvindo?

Categoria: Notícias

Como utilizar ou empregar o hífen. O emprego do hífen!

O efeito da nova ortografia na internet!

Conversores ortográficos para a nova ortografia

Guia Prático da Nova Ortografia

O acordo ortográfico é “inútil e improdutivo” ou veio para trazer benefícios para a língua portuguesa?

Editoras enfrentam grande demanda de adaptação

O que você acha do novo acordo ortográfico da língua portuguesa?

Novo acordo ortográfico obriga softwares a se adaptarem

Lusofonia cobra data para adoção da nova ortografia